Rico em fibras e antioxidantes, cereal ajuda a reduzir risco de infarto

Pesquisa identificou uma correlação entre a ingestão de grãos integrais e uma diminuição na mortalidade geral, incluindo doenças cardíacas

Estudos recentes mostram como o cereal pode ser capaz de reduzir o risco de infarto – iStock/Getty Images
Créditos: Labylullaby/istock
Estudos recentes mostram como o cereal pode ser capaz de reduzir o risco de infarto – iStock/Getty Images

A aveia, um grão integral comumente consumido no café da manhã, revelou-se uma potente aliada na prevenção de doenças no coração. É o que mostram  estudos científicos recentes, que apontam para uma diminuição significativa no risco de infarto com o consumo regular desse cereal.

Publicada no European Journal of Preventive Cardiology, a pesquisa identificou uma correlação entre a ingestão de grãos integrais e uma diminuição na mortalidade geral, incluindo doenças cardíacas. A aveia, mostram os estudos, despontou como um dos grãos com potencial para causar tal impacto benéfico.

Por que o cereal reduz o infarto?

Um segundo estudo, publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, trouxe resultados ainda mais concretos. Segundo a pesquisa, que abrangeu mais de 54 mil dinamarqueses, com idades entre 50 e 64 anos, a ingestão regular de aveia levou a uma redução até de 27% no risco de infarto.

Além do teor de fibra solúvel, a aveia contém antioxidantes, vitaminas do complexo B, minerais e outros compostos orgânicos essenciais para a manutenção da saúde cardiovascular.

As propriedades contribuem para um efeito anti-inflamatório, a regulação da pressão arterial e a proteção dos vasos sanguíneos, considerados aspectos chave na prevenção do infarto.

Qual a melhor forma de consumir aveia?

Mas como incorporar de forma eficaz esse cereal na primeira refeição do dia? Primeiramente, é importante notar que a recomendação é de um consumo diário de aproximadamente 30 gramas de aveia, o que equivale a três colheres de sopa.

Evitar a adição de açúcar refinado ou adoçantes artificiais no cereal é uma dica válida, optando por adicionar frutas naturais ou mel para adoçar.

Vale lembrar que a aveia pode ser consumida de diversas maneiras, como em granola, panquecas ou mingau, ou ainda no preparo de pães e bolos. A aveia também combina bem com iogurte ou salada de frutas.

Contraindicações

Apesar dos seus benefícios à saúde, algumas pessoas possuem intolerância ao glúten. Por isso, nesses casos, é recomendável verificar se a aveia consumida não foi contaminada por trigo, cevada ou centeio durante sua produção ou processamento.

Dessa forma, a aveia corre o potencial de ser um potente aliado na prevenção de doenças cardíacas, particularmente o infarto. Porém, como todo alimento, é fundamental que seja incorporada a uma dieta balanceada e aliada a um estilo de vida saudável.