Rio tem dois novos casos de variante Delta que se espalhou pela Índia

Essa variante é tida como a mais transmissível de todas e causa preocupação no mundo

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou dois novos casos da variante Delta do novo coronavírus (B.1.617), que provocada a covid-19. Segundo autoridades sanitárias, os pacientes são um homem de 30 anos e uma mulher de 22 anos, moradores da Baixada Fluminense.

Os casos dos moradores de Seropédica e São João de Meriti foram anotados nos dias 16 e 17 de junho. Os municípios foram comunicados e estão investigando se são transmissões autóctones, ou seja, ocorridas dentro do estado, ou importadas.

Registro do momento exato em que uma célula é infectada pelo novo coronavírus
Créditos: Débora Barreto/Fiocruz
Registro do momento exato em que uma célula é infectada pelo novo coronavírus

A Delta é também conhecida como variante indiana e se espalhou por quase 100 países. Um caso da cepa indiana já havia sido anotado no estado em maio deste ano. Apesar disso, a linhagem P.1 (brasileira) continua sendo a mais comum no estado.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde ressaltou que as ações de prevenção e os métodos de diagnóstico e tratamento da covid-19 seguem os mesmos, independentemente da variante.

Caso em São Paulo

A Prefeitura de São Paulo informou, nesta segunda-feira, 5, em comunicado emitido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que o primeiro caso da variante Delta a covid-19 foi identificado no município.

Segundo a Prefeitura, um homem de 45 anos testou positivo e está em monitoramento pela Unidade Básica de Saúde (UBS) da região em que mora. Ainda de acordo com a Secretária Municipal de Saúde, outras três pessoas da família (mulher, enteado e filho) também estão sendo monitoradas pelas equipes de saúde da mesma UBS. Leia mais aqui.