Agência alerta para risco no uso combinado de 2 medicamentos
A autoridade de saúde diz que o tratamento combinado da dor pode causar sérios danos aos rins, principalmente quando tomado em doses mais altas
O Comitê de Avaliação de Risco de Farmacovigilância da EMA (Agência Europeia de Medicamentos) alerta para os riscos provocados pelo uso prolongado de medicamentos contendo ibuprofeno e codeína.
O risco é aumentado sobretudo quando usados em doses superiores à recomendada, podendo causar danos graves aos rins, incluindo a morte.
A ingestão conjunta desses ativos é recomendada para potencializar o alívio da dor. Enquanto a codeína age como analgésico e sedativo, o ibuprofeno tem ação anti-inflamatória.
O problema é que quando as pessoas tomam doses mais altas do que as recomendadas ou por um período prolongado, os rins são danificados, impedindo-os de remover adequadamente os ácidos do sangue para a urina.
O mau funcionamento dos rins também pode causar hipocalemia (níveis muito baixos de potássio no sangue), o que, por sua vez, pode levar a fraqueza muscular e tontura.
A EMA recomenda fortemente que tal combinação seja acessível apenas por prescrição, o que ajudaria a amenizar os riscos e danos associados ao abuso e dependência desses produtos.
No Brasil, o ibuprofeno pode ser vendido sem receita médica, já a codeína precisa de prescrição.