Usar maquiagem, perfume e xampu vencidos é seguro? A verdade pode te surpreender

Especialista alerta para os riscos de usar cosméticos vencidos, incluindo produtos nunca abertos e bem armazenados

09/12/2024 17:22

O Brasil é o quarto maior consumidor mundial no mercado de beleza e cuidados pessoais, ficando atrás dos Estados Unidos, China e Japão, segundo o provedor de pesquisa de mercado Euromonitor International.

Os riscos à saúde de cosméticos vencidos
Os riscos à saúde de cosméticos vencidos - Depositphotos/CandyBoxImages

Entre os produtos mais consumidos estão os batons, cremes multifuncionais e finalizadores capilares. Outra tendência é a procura por produtos ecologicamente corretos e sem origem animal.

Mas o que acontece quando esses produtos são utilizados com a data de validade vencida ou próxima do vencimento? Alline Vasconcellos Alves Peral, especialista em estética, cosmética e dermatofuncional e professora do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Faculdade Santa Marcelina, esclarece os reais riscos desse hábito.

Importância dos prazos de validade

Segundo a especialista, os prazos de validade dos cosméticos existem porque são realizados testes de estabilidade nos produtos pelas empresas fabricantes, exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para proteção do consumidor.

Com isso, existe a previsão de degradação dos seus componentes, o que leva a estabelecer um prazo de validade ideal. 

No entanto, a verdade surpreendente é que o produto pode sofrer alterações até mesmo dentro desse prazo, especialmente se for armazenado de forma inadequada.

É seguro usar cosméticos vencidos? 

Não é indicado justamente porque o cosmético pode sofrer degradação, o que pode levar, principalmente, a processos alérgicos na pele. Outra questão é o respaldo da empresa fabricante que só acontece se a utilização estiver dentro do indicado, na forma de uso, e dentro da validade.

Além disso, produtos vencidos nem fazem mais efeito, pois perdem a estabilidade, levando a alterações de cor, textura e cheiro.

Mesmo produtos nunca usados e bem conservados não devem ser utilizados. Isso porque seus conservantes perdem a eficácia, permitindo o surgimento de bactérias e outros micro-organismos, o que representa um risco que não vale a pena correr.

Perfume vence? E produtos de cabelo?

O vencimento de um perfume é um fator que varia dependendo da composição química de cada essência e forma de armazenamento.

Por isso, é importante respeitar a rotulagem. Caso ainda esteja com boa aparência e fragrância, ele pode ser reaproveitado como aromatizador de ambiente, por exemplo.

Produtos capilares vencidos, assim como outros cosméticos, também devem ser evitados, pois perdem a eficácia e podem desencadear processos alérgicos e até mesmo queda capilar.

Também é preciso dar atenção aos prazos de validade de produtos de cabelo
Também é preciso dar atenção aos prazos de validade de produtos de cabelo - iStock/Mystockimages

Quais problemas esses produtos vencidos podem causar à saúde? 

Os principais problemas incluem reações alérgicas, inflamações e infecções de pele causadas por fungos e bactérias.

Um exemplo é o protetor solar. Além de causar irritações, ele pode perder sua eficácia, deixando a pele desprotegida contra a radiação.

Além disso, após abrir o protetor, você não deve demorar para utilizá-lo, pois sua exposição ao manuseio e ao ambiente compromete sua estabilidade.