Saiba como eliminar agrotóxicos de frutas e verduras
Brasil é o país que mais consome alimentos com o uso de agrotóxicos no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)
O consumo de agrotóxicos está associado a uma série de doenças como leucemia, outros tipos de câncer, alterações neurológicas, lesões no fígado, na pele, pulmão, distúrbios hormonais e até impactos sobre a saúde mental.
Levantamento divulgado pela rede ambientalista Friends of the Earth Europe, indica que, a cada dois dias, uma pessoa morre por intoxicação provocada por agrotóxicos no Brasil – cerca de 20% dessas vítimas são crianças e adolescentes de até 19 anos.
Infelizmente, o consumo de alimentos orgânicos ainda é um privilégio de poucos no Brasil e está longe de fazer parte da rotina nutricional dos brasileiros.
- MEC acaba de divulgar data para inscrições do Sisu 2025; veja cronograma
- Saiba a melhor hora para dormir, de acordo com estudo de Harvard, e evite problemas cardíacos
- Este fator aumenta risco de perda de memória em idosos, segundo estudo
- 3 passeios para se apaixonar por São Miguel dos Milagres
Contudo, é possível reduzir os danos causados pelo uso de pesticidas nos alimentos: confira uma dica simples que ajuda a diminuir a quantidade do agrotóxico que vai parar no seu prato todos os dias.
Como eliminar os agrotóxicos?
Para realizar o processo, é simples. Basta adquirir tintura de iodo a 2%, uma seringa de 5ml e água. A tintura de iodo, é facilmente encontrada na farmácia. A cada litro de água, misture 5ml de tintura de iodo a 2%. Nesta solução, mergulhe os alimentos e deixe-os descansar por uma hora. Passado esse tempo, é só lavar em água corrente que eles estarão prontos para o consumo.
Confira mais sobre o método neste conteúdo divulgado pelo Dr. Lair Ribeiro, disponível no canal O Melhor Para Você: