Saiba o que é a gripe teflon registrada nos Estados Unidos
Vapores tóxicos de panelas antiaderentes podem causar vários sintomas
Um número recorde recente de casos de febre por vapores de polímero, também conhecida como “gripe teflon”, está colocando os holofotes sobre uma das causas mais comuns da doença: o uso de panelas antiaderentes.
Mais de 265 casos suspeitos de febre por vapores de polímero foram relatados em 2023, o maior número de casos desde o ano 2000, de acordo com centros de controle de envenenamento.
A condição é causada pelo superaquecimento de panelas revestidas com politetrafluoretileno (PTFE), que liberam vapores no ar. Respirar esses vapores pode causar sintomas semelhantes aos da gripe.
- Real Madrid x Salzburg: Aposte no gol de Mbappe na bet365
- USP oferece 67 cursos gratuitos, 100% online e com certificado
- Estudo aponta para dois vilões que aumentam risco de câncer de estômago
- Corinthians x Água Santa: Palpites para apostar na bet365
Os sintomas da febre causada por vapores de polímero incluem aperto no peito, tosse, dificuldade para respirar e dores de cabeça.
Esses sintomas tendem a desaparecer em dois a três dias, mas não se sabe quanto aos efeitos a longo prazo da doença.
Esses produtos químicos, como o PFAS, já foram associados a problemas de saúde como anormalidades da tireoide, certos tipos de câncer, como câncer de rim, bem como infertilidade.
Os PFAS são produtos químicos presentes em produtos como panelas antiaderentes, cosméticos e roupas repelentes de água há décadas. Só que mais recentemente, pesquisas associaram esse químicos a efeitos adversos à saúde.