Saiba o que é Homeopatia e como surgiu
Terapia consiste em experimentar no homem saudável medicamentos que têm ação comprovada e verificar seu potencial de cura nos doentes
Samuel Christian Hahnemann, médico alemão e fundador da Homeopatia, ao traduzir o livro “Matéria Médica”, do médico escocês Dr. Cullen, questionou a explicação do autor sobre como a planta quina curava a malária.
Ele resolveu tomar a quina e outros medicamentos que tinham ação comprovada e, após um tempo, desenvolveu sintomas semelhantes a tais doenças. Assim, surge o pilar onde repousa toda a Homeopatia: a experimentação no homem saudável.
Tratamento pelos semelhantes
Seu protocolo de pesquisa era simples e ousado. Seus amigos e seus filhos o acompanhavam nessas experimentações. Tomavam uma determinada substância e registravam tudo o que sentiam, incluindo sintomas físicos e mudanças no estado emocional. Depois, ele compilava os registros e via os sintomas que apareciam com mais frequência, anotava no que passou a ser a primeira “Matéria Médica Homeopática”, que é o livro no qual estão relacionados os remédios homeopáticos e seus efeitos em pessoas saudáveis.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Hahnemann começou a construir as bases de uma nova forma de tratar os pacientes, e escolhe o nome de Homeopatia, que é o tratamento pelos semelhantes. Por isso, a Homeopatia é simples, pois é um método de tratamento que tem sua origem na observação de fenômenos e não de teorias.
A experimentação no ser humano saudável é o primeiro passo na descoberta de novos remédios homeopáticos, que depois precisa ter confirmada sua ação em pessoas doentes. É uma terapia que está em constante evolução, baseada em princípios sólidos, percebidos por Samuel Hahnemann em suas observações práticas do que um medicamento pode causar numa pessoa saudável e, depois, do seu potencial de cura numa pessoa doente.
Continue aqui para ver outros artigos sobre tipos de terapia.
Texto produzido por Marcelo Guerra e publicado no Personare.