Saiba o que é proibido colocar dentro do micro-ondas

Considerado um aparelho facilitador na cozinha, o manuseio do micro-onda é considerado seguro pela OMS; contanto exige alguns cuidados

Entenda por que, segundo especialistas, alguns produtos não podem ser levados ao micro-ondas – iStock/Getty Images
Entenda por que, segundo especialistas, alguns produtos não podem ser levados ao micro-ondas – iStock/Getty Images

Essencial na cozinha, o micro-ondas é um aparelho doméstico facilitador: economiza tempo e quebra um grande galho para quem não é adepto das práticas culinárias. Contudo, sua presença sempre foi carregada de dúvidas pertinentes aos impactos proporcionados para a saúde. Afinal, o micro-ondas faz mal?

Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), não. Contanto que seja utilizado corretamente. 

Isso porque há uma série de produtos que não devem ir no interior do aparelho. Não apenas porque comprometem o funcionamento do micro-ondas, mas também porque afetam a sua saúde.

Confira abaixo alguns produtos que não devem ser utilizados pelo micro-ondas 

  • Recipientes de metal

O metal reflete as ondas de micro-ondas, o que pode causar faíscas e incêndios. Nunca coloque objetos metálicos, como panelas, talheres, papel alumínio ou papel-manteiga com revestimento metálico, em seu interior.

  • Recipientes de isopor (poliestireno expandido)

O isopor pode derreter no micro-ondas, liberando substâncias químicas nocivas. Use recipientes de vidro, cerâmica ou plástico resistente ao usar o aparelho.

  • Recipientes plásticos não seguros

Verifique se os recipientes de plástico têm uma etiqueta indicando que são seguros para uso no micro-ondas. Alguns plásticos podem liberar substâncias químicas quando aquecidos, o que pode contaminar os alimentos.

  • Recipientes de poliestireno

As bandejas de alimentos encontradas no supermercado são feitas principalmente de poliestireno expandido, material que corre o risco de derreter ou pegar fogo se for usado no micro-ondas.

  • Sacos de papel comum

Sacos de papel de pão ou sacolas de papel comum não são adequados para uso no micro-ondas, pois podem pegar fogo. Use apenas sacos de papel específicos para micro-ondas, se necessário.

  • Alimentos selados hermeticamente

Recipientes herméticos, como potes de vidro com tampa de rosca, podem criar pressão interna e explodir no micro-ondas. Solte a tampa ou use recipientes que não sejam completamente selados.

  • Alimentos com embalagens de alumínio

Alimentos pré-embalados com revestimento de alumínio, como algumas refeições congeladas, não devem ser aquecidos no micro-ondas, a menos que a embalagem indique o contrário.