Saiba o que é sífilis congênita, uma doença esquecida e perigosa
Doença infecciosa particularmente perigosa durante a gravidez porque pode ser transmitida ao bebê através da placenta e causar consequências graves
A sífilis congênita é uma condição séria que pode afetar bebês durante a gestação, se a mãe estiver infectada com a doença sexualmente transmissível sífilis.
Essa infecção pode ser transmitida ao feto através da placenta ou durante o parto.
Sem o tratamento adequado, a sífilis congênita pode levar a complicações graves, incluindo defeitos de nascimento, deficiências, danos aos órgãos internos e até mesmo a morte.
- Minas Gerais: As 6 cidades que todo brasileiro deveria conhecer
- Por que colocar a folha de louro na geladeira?
- Perda de olfato no banho pode ser sinal de demência
- Esta doença é a principal causa de morte de crianças de até 1 ano
Segundo os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde, até junho de 2022 o Brasil registrou 79,5 mil casos de sífilis adquirida, 31 mil registros de sífilis em gestantes e 12 mil ocorrências de sífilis congênita.
Quais os sintomas?
A maioria dos recém-nascidos com sífilis congênita não apresenta sintomas, embora alguns apresentem erupções cutâneas nas palmas das mãos e nas solas dos pés.
Os sinais e sintomas posteriores podem incluir:
- surdez
- deformidade dentária
- nariz em sela, no qual a ponte do nariz entra em colapso.
No entanto, quando a mãe tem sífilis, os bebês também podem nascer prematuros, nati-mortos ou morrer após o nascimento.
Como diagnosticar a sífilis congênita?
Testes de rotina para sífilis durante a gravidez são vitais para identificar e tratar a infecção, se presente, e evitar complicações associadas à sífilis congênita.
O diagnóstico é sorológico e permite detectar desde os estágios iniciais a resposta de anticorpos desencadeada pela infecção.
Como a sífilis pode ser prevenida?
Tal como acontece com todas as doenças sexualmente transmissíveis, a prevenção é fundamental e pode ser implementada de forma eficaz com o uso de preservativo em todas as relações sexuais.
Qual é o tratamento da sífilis?
O tratamento recomendado para o tratamento da sífilis é a penicilina injetável. O preparo, posologia e duração dependem do estágio da doença e de suas manifestações clínicas.
Se o diagnóstico for sífilis latente primária, secundária ou em estágio inicial (menos de um ano), o tratamento recomendado é uma injeção única de penicilina.
Se a sífilis durar mais de um ano, poderão ser necessárias doses adicionais.