Saiba por que a próxima segunda não é dia para pensar em dieta

Todo transtorno alimentar, como anorexia nervosa, bulimia e compulsão, começa implacavelmente com um regime

Por: Marcela Kotait Comunicar erro
homem na balança segurando um hamburguer e um prato de comida
Crédito: AndreyPopov/istockData serve para rever nossa relação com a comida e com o nosso corpo

O dia 6 de maio não é uma data qualquer. Desde 1992 comemora-se o Dia Internacional sem Dieta. É isso mesmo: diferente das famosas segundas-feiras, conhecidas por ser o dia oficial da privação alimentar, a próxima será diferente: várias pessoas sairão às ruas com fitinhas azuis dedicadas à conscientização sobre os riscos de se fazer regime.

É importante esclarecer que comer sem regras rígidas não significa apologia à obesidade ou à permissividade alimentar. Ao contrário, o Dia Internacional sem Dieta busca valorizar nossa autonomia para escolher o mais adequado, de acordo com a situação, a fome e a saciedade.

A data também tem como objetivo questionar padrões de beleza e a busca pelo corpo perfeito. A maioria absoluta das pessoas não consegue atingir as formas corporais vendidas pela mídia. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), 95% daqueles que faz regime restritivo para perda de peso recupera o que perdeu em alguns anos.

close no corpo de 3 mulheres
Crédito: Delmaine Donson/istockSaúde existe em todos os tamanhos de corpos

E se engordar de novo fosse o único problema das dietas, não seria tão ruim. Muitas pessoas adoecem por consequência. Todo transtorno alimentar, como anorexia nervosa, bulimia e compulsão, começa implacavelmente com um regime.

Por isso ter sensibilidade sobre a discriminação do corpo gordo é fundamental. Saúde existe em todos os tamanhos. Respeitar a pluralidade de formas promove qualidade de vida e bem-estar.

Para comemorar, proponho que na próxima segunda você tire o dia para rever sua relação com a comida e com o seu corpo, especialmente se você está de dieta.

Texto escrito pela nutricionista Marcela Kotait

1 / 8
1
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
2
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
3
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
4
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
5
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
6
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
7
03:59
Quais sintomas o álcool pode trazer?
O álcool é usado mundialmente, desde a antiguidade. Mas como saber se o seu uso, está nos afetando? Hoje, o Dr. …
8
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …