Saiba porque bebidas como refrigerante atrapalham sua noite de sono

se você tem consumido bebidas gaseificadas próximo ao horário de dormir, elas podem ser a causa das dificuldades que você enfrenta para dormir

23/06/2024 19:57

De acordo com o Ministério da Saúde, 72% dos brasileiros sofrem com alterações no sono – iStock/Getty Images
De acordo com o Ministério da Saúde, 72% dos brasileiros sofrem com alterações no sono – iStock/Getty Images - Getty Images

É recorrente na literatura médica dos dias atuais a associação do álcool e do café como as principais adversárias de uma boa noite de sono. Isso porque, de acordo com especialistas , é importante durante a noite ter precaução com a escolha dos alimentos e bebidas consumidos.

Apesar disso, a cafeína, uma substância estimulante, não presente apenas no café, mas também em refrigerantes, tem contribuído significativamente para o aumento vertiginoso de dependência química, psicológica e da insônia em todo o mundo.

Ainda que o consumo de refrigerantes esteja caindo — no Brasil, segundo pesquisa divulgada este mês pelo Ministério da Saúde mostra que a ingestão de refrigerantes e bebidas açucaradas caiu 52,8% desde 2007 — a  Coca-Cola ainda é o refrigerante mais consumido no mundo.

Ou seja, se você tem consumido bebidas gaseificadas próximo ao horário de dormir, elas podem ser a causa das dificuldades que você enfrenta para dormir.

Vinicius Dokkedal Silva, biólogo do Instituto do Sono, explica o fenômeno. Segundo ele, durante o dia, o nosso corpo produz um hormônio chamado adenosina, que se acumula durante a noite, sinalizando a necessidade de descanso. Quando captada pelo Sistema Nervoso Central (SNC), a adenosina induz ao sono.

Por que algumas bebidas podem atrapalhar o nosso sono

Saiba porque bebidas como refrigerante atrapalham sua noite de sono
Saiba porque bebidas como refrigerante atrapalham sua noite de sono - iStock/nirat

Não por acaso, o biólogo explica que a cafeína se conecta aos mesmos receptores de adenosina e acaba transmitindo uma mensagem oposta, estimulando o corpo.

Além disso, os especialistas chamam a atenção para outros fatores que têm contribuído para o aumento de casos de distúrbios de sono como o uso do celular.

Por isso, ele estabelece rituais para acostumar o corpo a dormir, além de cuidar da alimentação e evitar a exposição a telas azuis, como celular, computador e televisão.

Confira outras dicas:

Dicas para melhorar o sono
Tomar um banho relaxante;
Consumir bebidas com efeito de calmante natural
Usar aromas relaxantes no ambiente
Manter uma temperatura agradável no quarto
Preparar uma cama com travesseiros e lençóis confortáveis.