Saiba qual álcool gel é eficiente contra o novo coronavírus

Na ausência de água e sabão, o álcool pode ser usado para higienizar as mãos e prevenir o vírus Covid-19

04/03/2020 14:19

Lavar bem as mãos é a principal recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus. Mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a real eficácia do uso de álcool gel. Afinal, ele mata realmente o Covid-19?

A resposta é sim. Uma nota publicada pelo Conselho Federal de Química (CFQ) explica que o álcool etílico (etanol) é um eficiente desinfetante de superfícies/objetos e antisséptico de pele, mas não é qualquer um que funciona.

“Para este propósito, o grau alcoólico recomendado é 70%, condição que propicia a desnaturação de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular, e a consequente destruição do microrganismo”, explica o presidente da entidade, José de Ribamar Oliveira Filho.

De acordo com o infectologista João Prats, do hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, o poder bactericida é cada vez menor quando baixa de 70% e não aumenta muito acima desse percentual. Portanto, aquele álcool comum que costumamos usar para fazer a limpeza da casa, não terá o mesmo poder bactericida contra o coronavírus e não deve ser usado nas mãos.

Já o álcool gel 70%, segundo o médico, é tão eficaz quanto água e sabão. “Ainda tem a praticidade de você poder carregar no bolso e, em qualquer lugar que você estiver, conseguir higienizar as mãos, que são a maior fonte de infecção por coronavírus”, explica.

Como é a ação do álcool sobre o vírus?

O vírus Covid-19 possui uma cápsula de gordura protetora, quando álcool entra em contato com essa estrutura, ele retira esse envelope e mata o vírus.

álcool em gel

Água e sabão

O álcool gel dever ser usado sempre que não houver uma pia por perto. Do contrário, a higiene das mãos com água e sabão é o que tem sido mais recomendável pelas entidades de saúde.

Apesar de um cuidado básico, não é todo mundo que lava as mãos da maneira correta. Esta semana, o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta demonstrou o jeito correto, em um encontro com jornalistas. No tutorial, ele enfatizou que é preciso sempre lavar a parte de dentro das mãos, as unhas, o dorso e entre os os dedos.

Essa higiene deve ser realizada por pelo menos 20 segundos
Essa higiene deve ser realizada por pelo menos 20 segundos - Catraca Livre

Veja no link abaixo outros cuidados que ajudam a prevenir a infecção pelo novo coronavírus: