Saiba reconhecer os primeiros sinais de derrame
Ser capaz de detectar os primeiros sinais de alerta pode fazer toda a diferença no socorro a alguém
Um acidente vascular cerebral (AVC), também chamado de derrame, ocorre quando o fornecimento de sangue ao cérebro é interrompido.
Em cerca de 80% dos casos, isso acontece devido a um coágulo sanguíneo ou artéria bloqueada. Também pode ocorrer se o próprio vaso sanguíneo estiver danificado.
Sem um bom suprimento de sangue, as células cerebrais não recebem o oxigênio necessário para funcionar. Se o fornecimento for interrompido por tempo suficiente, as células cerebrais morrerão.
- 9 sinais de demência precoce para ficar atento em você e em seus familiares
- 7 sinais de câncer de mama diferentes de caroço nos seios
- Depressão e temperatura corporal: entenda conexão apontada pela ciência
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
Os efeitos de um derrame dependerão da duração da interrupção.
Um miniAVC ou ataque isquêmico transitório (AIT) ocorre quando o vaso sanguíneo é bloqueado apenas temporariamente. Os sintomas podem desaparecer em minutos à medida que o suprimento de sangue retorna e pode não haver muitos danos permanentes às células cerebrais.
Um AIT pode ser um sinal de que um AVC mais grave está a caminho, por isso é importante levá-lo a sério e procurar ajuda, mesmo que os sintomas desapareçam. Cerca de 4 em cada 10 pessoas que sofrem um AIT sofrerão um derrame.
Casos graves podem causar problemas a longo prazo devido aos danos nas células cerebrais.
Um derrame pode até ser fatal se você não conseguir ajuda rapidamente. Quanto mais rápido você procurar ajuda, maiores serão as chances de uma boa recuperação.
Como reconhecer os primeiros sinais de um derrame?
Veja os principais sinais de alerta:
Fraqueza ou dormência facial, braço ou perna (principalmente em um lado do corpo):
Uma parte do rosto pode parecer caída, e a pessoa pode ter dificuldade em sorrir. A fraqueza ou dormência pode ocorrer em um braço ou perna, especialmente em um lado do corpo.
Confusão repentina, dificuldade de compreensão ou fala arrastada:
A pessoa pode ter dificuldade em falar ou entender palavras. Pode apresentar confusão súbita e problemas na formulação de frases. Também pode ter dificuldade repentina para enxergar.
A visão em um ou ambos os olhos pode ficar turva, e pode haver perda súbita de visão.
Dor de cabeça súbita e intensa:
Uma dor de cabeça forte e repentina, muitas vezes descrita como a “pior dor de cabeça da vida”, pode ocorrer em casos de derrame hemorrágico.
Tontura súbita, perda de equilíbrio ou coordenação:
A pessoa pode ter dificuldade em se manter de pé, caminhar ou coordenar os movimentos.
De acordo com o Ministério da Saúde, o diagnóstico do AVC é feito por meio de exames de imagem, que permitem identificar a área do cérebro afetada e o tipo do derrame cerebral. Tomografia computadorizada de crânio é o método de imagem mais utilizado para a avaliação inicial do AVC isquêmico agudo, demonstrando sinais precoces de isquemia.
Quem está em risco de um derrame?
Qualquer pessoa pode ter um derrame, mas alguns têm maior probabilidade de ter um do que outros. É importante saber se você corre maior risco para garantir que está ciente dos sinais de alerta.
Você pode não saber se tem um vaso sanguíneo enfraquecido que pode estourar, mas outros fatores de risco para derrame podem ser examinados e frequentemente alterados.
É mais provável que você tenha um derrame se:
- Você está acima do peso
- Você fuma
- Você bebe muito álcool
- Você tem colesterol alto
- Sua pressão arterial está alta
- Você tem certas condições, como diabetes ou fibrilação atrial