Barata e nutritiva: saiba tudo sobre a fruta mais consumida do mundo
Conheça os benefícios nutricionais e econômicos da fruta mais consumida no mundo, que é acessível e versátil em diversas receitas
Atualmente, conforme a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a banana é a fruta mais consumida do mundo.
A fruta é nutritiva e versátil, podendo ser consumida in natura, em vitaminas, em doces, frita ou em receitas salgadas.
Produção da banana
A produção de bananas se destaca globalmente, com Índia, China, Indonésia e Brasil liderando o cultivo. No Brasil, os principais estados produtores são São Paulo, Bahia e Minas Gerais.
- Esta fruta, eleita a mais saudável do mundo, previne pedra nos rins
- A fruta que pode proteger contra a infecção urinária naturalmente
- Coma essa fruta antes de dormir e veja a diferença na balança
- Abacate reduz o colesterol ruim e protege o coração de doenças cardíacas
A banana é uma planta tropical, que precisa de um solo fértil, bem drenado e com boa retenção de água. Essas condições, combinadas com calor constante e alta umidade, explicam por que a bananeira se adaptou tão bem a diferentes regiões do mundo.
Só no Brasil, cerca de 1,5 milhão de empregos diretos e indiretos acabam sendo gerados pela bananicultura. O cultivo da fruta é acessível tanto para pequenos quanto grandes produtores, com os maiores focando na exportação para mercados exigentes.
Por que a banana é tão consumida?
A acessibilidade e o valor nutricional tornam a banana uma escolha popular. Cada brasileiro consome, em média, 25 quilos de banana por ano, de acordo com dados do Sebrae.
Rica em potássio, a fruta é fundamental para a saúde, auxiliando no funcionamento dos músculos e nervos, além de ser uma excelente fonte de energia rápida.
A banana também é versátil em sua utilização, podendo ser transformada em diversos produtos, como néctar, vinagre, vinho, ração animal, cosméticos e até em produtos artesanais.
Mas, afinal, quais são os benefícios da banana para a saúde?
Aumenta a ingestão de fibras
A recomendação de ingestão diária de fibras para um adulto gira em torno de 22 a 34 gramas, variando conforme a idade e o sexo.
Nesse aspecto, a banana mostra-se uma aliada significativa. Apenas uma unidade de tamanho médio (cerca de 18 cm de comprimento) fornece 3 gramas de fibras.
Redução do colesterol ruim
As fibras, especialmente as solúveis, encontradas em abundância na fruta, têm o potencial de reduzir o colesterol “ruim” (LDL), contribuindo para minimizar os riscos de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.
Além disso, a presença de potássio na banana auxilia no controle da pressão arterial, pois este mineral aumenta a excreção urinária de sódio e alivia a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos.
Fornece energia
A banana é uma ótima fonte de carboidratos, a principal fonte de energia do organismo. Além disso, a vitamina B6, presente na fruta, auxilia o metabolismo energético e apoia a saúde cerebral.
Como fonte natural de eletrólitos, como o potássio, a banana acaba sendo importante para um desempenho muscular adequado.
Ajuda na prevenção de câncer
Um estudo aponta que o consumo de bananas verdes pode reduzir o risco de diferentes tipos de câncer em mais de 60%.
A pesquisa, desenvolvida por cientistas da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, descobriu que o amido resistente presente em bananas verdes e cereais poderia ser uma ferramenta valiosa no combate à doença.