Samara Felippo investiga endometrioma e faz alerta aos fãs

Condição afeta pessoas com endometriose; veja os principais sintomas

27/12/2022 15:25

Samara Felippo usou suas redes sociais para fazer um alerta sobre saúde. A atriz disse que está fazendo exames para investigar um possível endometrioma e falou sobre a importância dos exames de rotina.

“Já fizeram uma ressonância magnética nuclear pélvica com contraste?”, perguntou a atriz. “É muito importante. Estou fazendo pois, no meu exame de rotina na Gineco, ela ficou desconfiada de um endometrioma, eu nem sabia que existia. Mas só vou saber certinho, pós esse exame”, explicou.

Samara Felippo investiga endometriose e faz alerta aos fãs
Samara Felippo investiga endometriose e faz alerta aos fãs - reprodução/Instagram/Sfelippo

O que é endometrioma?

Endometrioma são cistos de endometriose preenchidos com sangue menstrual que se formam nos ovários e pode levar a infertilidade feminina.

Esses cistos são um sinal de endometriose, uma condição que ocorre quando o tecido semelhante ao endométrio viaja para fora do útero.

O desenvolvimento desses cistos ocorre a partir das células endometriais alojadas indevidamente na superfície ovariana e podem atingir um ou ambos os ovários.

Os sintomas são:

  • Dores durante as relações sexuais
  • Dor intensa durante ovulação ou menstruação
  • Dor pélvica do lado em que se encontram os cisto

Causa

Os médicos não sabem ao certo o que causa a endometriose ou endometriomas ovarianos. A teoria mais aceita é que a endometriose ocorre porque parte do tecido semelhante ao endométrio que a mulher perde quando menstrua flui para trás (menstruação retrógrada). Em vez de deixar o corpo pela vagina, parte do tecido volta pelas trompas de falópio e entra nos ovários.

Cada ciclo menstrual, quando o corpo libera os hormônios que fazem o revestimento do útero sangrar, o tecido fora do lugar também sangra e fica inflamado. Com o tempo, o sangue menstrual e o tecido inflamado ao seu redor podem se tornar um endometrioma ovariano.

Tratamento

O tratamento varia de acordo com os sintomas e tamanho do cisto. Em alguns casos é necessária a cirurgia e em outros apenas medicamentos resolvem o problema.