São Paulo amplia lista de espera por sobra da vacina da covid-19
Capital paulista reduziu de 60 para 55 anos a idade mínima das pessoas que poderão receber doses remanescentes da vacina
A partir da próxima segunda-feira, 10, a Prefeitura de São Paulo vai ampliar a lista de espera das pessoas que poderão receber a sobra da vacina da covid-19 ao fim do dia. Agora, pessoas com 55 anos já podem fazer um cadastro em uma unidade de saúde e aguardar a convocação. Antes, essa lista de espera incluía apenas idosos a partir do 60 anos.
As doses remanescentes também poderão ser aplicados em profissionais da saúde maiores de 18 anos que residam na cidade.
A ideia da chamada “xepa da vacina” é utilizar as aplicações que sobram no frasco e que não podem voltar a ser refrigeradas para uso no dia seguinte. Dessa forma, evita-se o desperdício do imunizante.
- Veja os destinos onde a vacina contra febre amarela é obrigatória
- Os sintomas da XEC, nova variante da covid-19; como prevenir?
- Marburg: entenda vírus com potencial pandêmico que preocupa a África
- Para quais países os brasileiros podem viajar sem passaporte? Confira lista completa
Para entrar nessa lista de espera, é preciso ir até alguma Unidade Básica de Saúde da cidade (consulte aqui) e levar um documento de identificação, que comprove a idade, e um comprovante de residência. Feito isso, é só aguardar.
Após as 18h, quando termina a vacinação oficial, o profissional da unidade de saúde entra em contato com quem está na lista de espera, caso haja sobra de vacina. A pessoa contatada tem até 1 hora para aparecer no posto para receber a dose.