Aumento de casos de sarampo acende alerta em São Paulo
A doença é altamente contagiosa, mas pode ser evitada com a vacinação
O estado de São Paulo está em alerta para os casos de sarampo. O mais recente diagnóstico da doença foi registrado na capital paulista. Trata-se de caso autóctone – em que o indivíduo contrai a doença no próprio estado, sem viajar ao exterior e sem ter contato com um viajante.
Outros 25 casos estão em investigação. Dois deles são da cidade de Santos, no litoral de São Paulo. Em nota, a prefeitura informou que aguarda o resultado de exames laboratoriais.
A cobertura vacinal contra a doença vem caindo nos últimos anos no Brasil, o que aumenta a preocupação com o risco de novos surtos.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), apenas 75% das crianças parte do público-alvo foram imunizadas em 2021, sendo que a meta é 95%.
Também no ano passado, São Paulo teve cinco casos confirmados no primeiro trimestre.
Campanha e vacinação
Com o vírus em circulação em território nacional, a secretaria reforça a importância da vacinação para frear o vírus. No momento uma campanha está em andamento na cidade de São Paulo.
Deverão ser vacinadas as crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos. Profissionais de saúde e nascidos a partir de 1960 também poderão atualizar a situação vacinal.
A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, das 7h às 19h.