Se você tem doença celíaca, pode sofrer uma manifestação neurológica chamada ataxia
Os sinais de ataxia em celíacos podem variar de leves a graves; saiba como eles se manifestam
Se você tem doença celíaca, é importante estar atento não apenas aos sintomas digestivos, mas também às possíveis manifestações neurológicas. Uma das complicações menos conhecidas, mas significativas, é a ataxia, um distúrbio neurológico que afeta a coordenação dos movimentos musculares e o equilíbrio.
O que é ataxia?
A ataxia é caracterizada pela falta de coordenação motora, o que pode resultar em dificuldades para andar, desequilíbrios, problemas com os movimentos das mãos e até dificuldade de fala.
Em pessoas com doença celíaca, a ataxia pode se manifestar quando o sistema imunológico ataca o cérebro e o sistema nervoso, como uma resposta à exposição ao glúten — a proteína encontrada no trigo, cevada e centeio, que deve ser evitada por celíacos.
- Doença cardíaca pode se manifestar pela manhã; saiba como
- 4 sinais de Alzheimer que podem surgir já aos 50 anos; saiba detectar
- Estudo aponta 2 doenças que podem levar à demência; saiba como evitar
- 8 doenças vasculares comuns: conheça os sintomas de cada uma
Como a ataxia está relacionada à doença celíaca?
A doença celíaca é uma condição autoimune em que o glúten desencadeia uma resposta imunológica anormal que danifica o intestino delgado. No entanto, esse efeito pode ir além do sistema digestivo, afetando outras partes do corpo, incluindo o cérebro.
A ataxia por glúten é um dos exemplos mais graves dessa manifestação extraintestinal, ocorrendo em uma pequena porcentagem de pacientes com doença celíaca.
“A doença celíaca é considerada multissistêmica, portanto pode acometer inúmeras regiões do organismo, incluindo o cérebro”, explica o Dr. Marcelo Valadares, médico neurocirurgião e pesquisador da Disciplina de Neurocirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e do Hospital Albert Einstein.
“Entre as principais formas de manifestações neurológicas da condição estão a cefaleia, a neuropatia periférica e a ataxia”, diz o especialista.
Segundo o médico, acreditou-se por muito tempo que as manifestações neurológicas de celíacos estavam relacionadas com a perda de vitaminas ocasionada pelos danos do glúten ao intestino delgado.
“Em 1966, entretanto, uma pesquisa realizou a biópsia de tecidos cerebrais e nervos periféricos, e observou-se que havia inflamação. Essa inflamação teria origem na resposta imunológica adequada, atacando as próprias estruturas dos sistemas nervoso central e periférico”, explica.
Os sintomas da ataxia ao glúten podem começar a ser leves e progredir gradualmente até se tornarem gravemente debilitantes.
Sintomas de ataxia
- Movimentos de braços e pernas descoordenados
- Tremores
- Alterações na voz
- Tontura
Além disso, segundo o neurocirurgião, outra reação comum é a neuropatia periférica, que acomete os nervos das mãos e dos pés.
“Ela pode causar principalmente alterações de sensibilidade, como percepção do toque, de temperatura, de vibração e, até mesmo, de alteração de força”. Ainda segundo ele, outra doença também pode causar neuropatia periférica é o diabetes melittus.