Sedentarismo dobra o risco de miomas uterinos, alerta estudo

Um novo estudo da Universidade de Kunming destaca como longos períodos de estar sentada podem aumentar o risco de miomas uterinos

O crescente número de pesquisas enfatiza a relevância da atividade física para a boa saúde, minimizando inúmeros problemas, incluindo aqueles relacionados à saúde do útero.

Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Kunming, na China, fortalece ainda mais esta afirmação ao descobrir que mulheres que ficam sentadas por mais de seis horas ao dia aumentam o risco de desenvolver miomas uterinos.

Sedentarismo dobra o risco de miomas uterinos, alerta estudo
Créditos: Depositphotos
Sedentarismo dobra o risco de miomas uterinos, alerta estudo

Sedentarismo dobra o risco de miomas uterinos

Publicado na revista científica BMJ Open, o estudo foi conduzido com uma amostra de aproximadamente 6.600 pessoas que possuíam útero, envelhecendo entre 30-55 anos. Tais indivíduos não tinham passado pela menopausa e, do total, 562 (8,5%) já apresentavam miomas.

Entendendo os Miomas Uterinos

Os miomas são nódulos benignos que tendem a se desenvolver no útero durante o período reprodutivo de uma pessoa. São formados predominantemente de fibras musculares e crescem em resposta ao estímulo do hormônio feminino estrogênio.

Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), cerca de oito em cada dez mulheres em idade fértil correm o risco de desenvolver miomas. Uma proporção preocupante, não é?

Relação entre Sedentarismo e Mioma

Para conduzir a pesquisa, os pesquisadores coletaram informações básicas das participantes, como histórico menstrual e reprodutivo, hábitos alimentares e rotina de exercícios físicos.

Elas foram divididas em quatro grupos com base no tempo que permaneciam sentadas todos os dias: menos de duas horas; duas a quatro horas; quatro a seis horas; e seis ou mais horas por dia.

Curiosamente, o estudo descobriu que aquelas que passavam seis ou mais horas sentadas tinham o dobro de chances de desenvolver miomas uterinos em comparação com as que permaneciam sentadas por menos de duas horas por dia.

Os pesquisadores propuseram duas hipóteses para explicar este aumento no risco de desenvolvimento de miomas. Uma delas é a associação direta entre sedentarismo e obesidade.

A segunda hipótese associa o comportamento sedentário à inflamação crônica e à deficiência de vitamina D, ambos também relacionados ao risco aumentado de miomas.