Segredo da juventude? Estudo revela impacto de uma dieta na idade biológica
Estudo revela como mudanças alimentares podem reduzir a idade biológica em apenas oito semanas, impactando positivamente o organismo
Seguir uma dieta vegana, que exclui alimentos de origem animal, pode reduzir a idade biológica, mesmo em um período curto de oito semanas. Essa conclusão é de um estudo publicado no BMC Medicine.
A idade biológica, uma medida do envelhecimento do organismo, pode não corresponder à idade cronológica de uma pessoa.
A pesquisa revelou que a dieta vegana pode diminuir a idade do coração, do sistema hormonal, hepático, inflamatório e metabólico dos participantes, comparado à dieta onívora, que inclui alimentos de origem animal e vegetal.
Como os cientistas conduziram o estudo?
Os pesquisadores analisaram 21 pares de gêmeos idênticos adultos em um ensaio clínico randomizado. Um dos gêmeos seguiu uma dieta onívora, enquanto o outro adotou uma dieta vegana por oito semanas.
Os gêmeos onívoros consumiram entre 170 e 225 gramas de carne, um ovo e uma porção e meia de laticínios diariamente.
Os participantes tinham, em média, 40 anos e um índice de massa corporal (IMC) médio de 26 kg/m², com a maioria sendo mulheres (77%).
Os pesquisadores utilizaram níveis de metilação do DNA para avaliar os efeitos das dietas. A metilação do DNA é uma modificação química que pode alterar a expressão gênica e está associada ao envelhecimento.
Amostras de sangue foram coletadas no início do estudo, na quarta semana e na oitava semana. As análises dessas amostras permitiram inferir a idade biológica dos participantes e dos seus sistemas orgânicos.
Como a dieta vegana ajudou a diminuir a idade biológica?
Os resultados mostraram uma diminuição na idade biológica dos participantes que seguiram a dieta vegana, enquanto aqueles que mantiveram a dieta onívora não apresentaram essa redução.
Além disso, os participantes da dieta vegana perderam, em média, dois quilos a mais do que os do grupo onívoro.
Essa perda de peso pode estar relacionada às diferenças calóricas das refeições preparadas nas primeiras quatro semanas do estudo, sugerindo que essa variação de peso pode ter influenciado as diferenças na idade epigenética entre os grupos.
Os autores, no entanto, destacam a necessidade de mais pesquisas para explorar a relação entre dieta, peso e envelhecimento, além dos efeitos a longo prazo das dietas veganas.