Seis alimentos que ajudam a evitar doenças crônicas
Manter uma dieta equilibrada e uma prática de exercícios físicos regulares é a receita para levar uma vida de qualidade e saudável. Além disso, escolher os alimentos corretos também ajuda na prevenção de algumas doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, problemas de coração e a obesidade.
A ‘Revista Exame’ divulgou uma lista com seis alimentos que ajudam a evitar algumas doenças crônicas não transmissíveis. Conheça:
- Abacate
A fruta faz o controle dos níveis de LDL e HDL colesterol. O abacate também funciona como protetora do coração, evitando assim doenças cardíacas e o acidente vascular cerebral.
- 8 cursos gratuitos sobre sustentabilidade e ESG
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
- Estes são os motivos pelos quais você deve parar de roer a unha
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Frutas avermelhadas
Estas frutas são fontes de substância anti-inflamatórias, como vitaminas do complexo B|, vitamina C, zinco e selênio. Os alimentos atuam reduzindo os riscos de doenças cardíacas e o envelhecimento celular.
- Vegetais verdes escuros
O alto teor de vitaminas A,C,K, ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio e ferro dos vegetais verdes escuros melhoram o funcionamento intestinal e o perfil do colesterol. Eles também ajudam na prevenção da anemia, osteoporose e de doenças cardiovasculares.
- Grãos integrais
Fonte de vitaminas e minerais, o nutriente é rico em fibras e ômega 3, que atuam no controle do colesterol e da glicose sanguínea. Eles também melhoram a função intestinal e aumentam a sensação de saciedade.
- Água de coco
Rica em potássio, magnésio, cálcio, sódio, fósforo, vitamina C, entre outros nutrientes, também protege contra cãibras e melhora o desempenho físico durante os treinos físicos.
- Linhaça
O nutriente rico em ômega 3, ômega 6, fibras, gorduras mono e poli-insaturadas, magnésio, fósforo e potássio.
Além disso, o protege do coração, melhora função intestinal, controla a liberação de glicose na corrente sanguínea e aumenta a sensação de saciedade.
Leia a matéria completa.