Sem tabu: brasileira lança livro de fotos de parto humanizado
A fotógrafa brasileira Lela Beltrão, membro do Coletivo Buriti, fez um ensaio sobre parto humanizado. As fotos integram o projeto “Nascer“, que visa sensibilizar mulheres a serem protagonistas no processo do parto, e chegaram ao Salão Internacional de Arte Contemporânea do Carrossel do Museu do Louvre, em Paris – clique aqui para ler a matéria do Catraquinha.
Agora, Lela vai lançar um livro para reunir o trabalho, “Parto Humanizado: Uma Visão Artística Sobre o Poder Feminino”. As imagens trazem à luz cenas naturalistas de maternidade no momento do parto, mães e filhos compartilhando os primeiros instantes de vida.
Em entrevista ao blog Maternar, da Folha, a artista conta como as fotos trazem à tona a falta de naturalidade com as pessoas enxergam o parto. Segundo ela, ao mesmo tempo em que as fotos despertam a emoção de quem vê, também revelam uma resistência de ver o nascimento – real, sem o verniz que a publicidade em torno do universo materno costuma imprimir – como algo natural e bonito. Nesse sentido, o trabalho de Lela representa uma força na contramão do preconceito em torno do tema.
- Primeiras horas do bebê: 7 pontos para entender o que acontece após o parto
- 10 cidades para conhecer na França para um roteiro incrível
- Lançamento do foto-livro ‘O que restou da floresta’ neste sábado
- Como é fazer um cruzeiro no MSC Grandiosa pelo Mediterrâneo
“Algumas pessoas se assustavam e outras paravam e ficavam contemplando as fotos. Vi uma mulher chorar. Algumas vieram me contar suas experiências de parto. Um senhor de uns 80 anos pediu para folhear o livro e ficou um bom tempo vendo as fotos. Ele me disse que nunca tinha visto um parto daquele jeito”, conta a fotógrafa.
Lela defende o trabalho como uma defesa pela naturalização do tema na sociedade. “O livro é uma ferramenta de sensibilização, informação e transformação. Mais uma força para ajudar a crescer o movimento em favor do parto com respeito, do parto humanizado. E uma forma de divulgar que existe muita gente nadando contra a corrente, apesar de estarmos em um país com um índice de cesárea tão alto.”
O livro será lançado no dia 6 de novembro, no Espaço Puri, em São Paulo, em São Paulo, das 16h às 19h. As fotos que estavam na mostra do Museu do Louvre também estarão expostas durante o lançamento. Clique aqui para ver as imagens. Assista ao vídeo do projeto:
Leia mais: