O que explica a sensação de cair da cama quando dormimos, segundo a ciência
Este fenômeno tem um nome: é o “espasmo hípnico” ou "sobressalto do sono"
Imagine-se quase adormecendo, sentindo a paz tomar conta, quando, de repente, a sensação de queda o puxa de volta à realidade. Quem nunca experimentou esse famoso “soluço do sono”, quase como se estivesse despencando da cama? O Afinal, o que explica a sensação de cair da cama, segundo a ciência?
Esse fenômeno tem um nome: é o “espasmo hípnico” ou “sobressalto do sono” – um reflexo natural do corpo. Mas será que ele é normal? Sim, essa sensação é bastante comum e inofensiva. Porém, ela pode ser mais frequente em períodos de estresse ou com o uso de estimulantes, como a cafeína.
O espasmo hípnico está diretamente ligado à atividade motora, então tudo que agita nosso corpo antes de dormir pode intensificar essa sensação. Quanto mais o sistema motor estiver ativado, maiores as chances de sentirmos essa “queda imaginária”.
- 8 sintomas de depressão para ficar atento e procura ajuda
- Dormir nessa posição ajuda a prevenir Alzheimer, revela estudo
- Dormir nesta posição favorece a saúde do cérebro, segundo a ciência
- Consumir este alimento antes de dormir ajuda a evitar o ronco
Como evitar a sensação de cair da cama?
Mas como evitar ou reduzir esses espasmos noturnos?
De acordo com o Instituto do Sono, algumas mudanças simples podem ajudar a controlar o fenômeno: melhorar a qualidade do sono, evitar exercícios físicos antes de dormir, buscar técnicas de relaxamento, evitar o consumo de cafeína e tratar distúrbios de ansiedade.
Em casos mais intensos, em que os espasmos afetam o descanso, é recomendável procurar um especialista. Exames como a polissonografia, realizados durante o sono, ajudam a identificar possíveis problemas.
Esse espasmo ocorre devido a um movimento muscular involuntário, típico do estado hipnagógico, que é o estágio entre a vigília e o sono leve. Ele também pode vir acompanhado de alucinações, como a visão de um muro desmoronando, associadas a um sonho.
Mas o que exatamente causa esse espasmo? Quando o corpo relaxa profundamente para adormecer, o cérebro pode interpretar essa leveza como uma queda, acionando um reflexo de “salvamento”. Em outras palavras, é como se o cérebro nos alertasse de um perigo inexistente, trazendo-nos de volta à realidade em um só segundo.