Cicatrizes e outras sequelas que a covid deixou em Malga di Paula

Viúva de Chico Anysio diz que a recuperação é uma "batalha diária"

Depois de passar 65 dias hospitalizada lutando contra a covid-19, a escritora e empresária Malga di Paula, viúva de Chico Anysio, agora enfrenta as sequelas da doença.

Em seu Instagram, ela publicou sua primeira foto após a covid e falou sobre a batalha que ainda é diária.

Malga di Paula fala sobre as sequelas da covid-19
Créditos: reprodução/Instagram/malgadipaula.veg
Malga di Paula fala sobre as sequelas da covid-19

“(Sem filtro) Essa é minha primeira foto depois da COVID. Atendendo seus pedidos o post é pra falar sobre como estou e as sequelas dessa doença terrível”, iniciou.

A escritora citou sofrer com dificuldades para respirar sob qualquer esforço. Segundo ela, 30% do pulmões ainda estão comprometidos.

Ela também disse que tem dificuldades para andar, cansaço excessivo, sobrepeso e apresenta queda excessiva de cabelo e unhas fracas.

Na foto que ela publicou, ainda dá para ver a cicatriz da traqueostomia (procedimento cirúrgico que faz a abertura da traqueia), uma das dezenas de outras cicatrizes, que segundo ela, estão por todo o corpo.

Malga di Paula também falou das olheiras profundas, pele bastante envelhecida e dores em todo o corpo principalmente ao acordar. “A batalha é diária mas a cada minuto um aprendizado. Eu sempre agradeço por uma nova chance e a esperança é melhorar um pouco a cada dia”, escreveu.

Malga di Paula chegou a postar algumas fotos suas quando estava no hospital
Créditos: reprodução/Instagram/malgadipaula.veg
Malga di Paula chegou a postar algumas fotos suas quando estava no hospital

A viúva de Chico Anysio afirmou que segue com os mesmo cuidados, uso de máscara, álcool gel e  distanciamento social. “Ainda sabemos muito pouco sobre este vírus e infelizmente, apesar da vacina, ainda posso me contaminar”, disse.

Sequelas da covid-19

Boa parte dos paciente enfrentam sequelas da covid-19, mesmo após o vírus ser eliminado do corpo, especialmente quando tiveram uma forma mais grave da doença. Se essas sequelas vão durar dias ou meses, só o tempo dirá. Em todos os casos, é preciso fazer um acompanhamento médico.

Entre as sequelas mais comuns da doença está a perda da capacidade pulmonar. É quando a pessoa sente dificuldades de respirar ao realizar pequenos ou grandes esforços.

Mas a doença pode ainda afetar diversos órgãos, como o cérebro, o coração e os rins.

“O que mais tem preocupado todos nós, médicos, em especial os cardiologistas, são as sequelas cardíacas. Infelizmente, mesmo pessoas sem história prévia de doença cardíaca, é possível apresentar alterações da função cardíaca, provavelmente por agressão direta do vírus ao coração”, afirma Renata Castro, especialista em clínica médica e pós-doutora em cardiologia pela Universidade de Harvard.

Por isso, segundo a médica, é importante que as pessoas que tiveram covid-19 fiquem atentas a sintomas como palpitações, falta de ar, dor no peito e fadiga excessiva.

Outro efeito secundário em quem teve o vírus é a queda de cabelo, que afeta tanto homens, quanto mulheres. Veja no link abaixo o que os médicos sabem sobre isso: