Últimas notícias:

Loading...

Médico viraliza ao falar de sinais na unha que não devem ser ignorados

Alterações na cor e no formato podem indicar problemas de saúde

Por: Redação

Um médico-cirurgião e professor da Universidade de Sunderland, na Inglaterra, viralizou no TikTok ao explicar por que as pessoas não devem ignorar a mudança na aparência de suas unhas. Segundo ele, o surgimento de sinais e manchas podem indicar problemas de saúde, alguns menos sérios e outros que merecem atenção.

Raj Karan, que é acompanhado por mais de 4 milhões de seguidores, alertou em um vídeo recente, visto oito milhões de vezes, que uma faixa escura na unha pode ser sinal  de várias doenças, incluindo um tipo de câncer raro.

unha sinal
Crédito: Reproduçõ/TikTok/dr.karanrMédico fala sobre alterações nas unhas que devem ser observadas

“Pode haver muitas causas para uma linha escura em sua unha, desde infecção, efeitos colaterais de medicamentos, trauma e coágulos sanguíneos”, disse ele que também mostrou ter essa marca na unha. No caso dele, é causada pelo depósito de melanina.

“Uma causa em particular é um tipo raro de câncer de pele chamado melanoma subungueal sob a unha”, explicou Karan.

@dr.karanr

Check your nails! @Maria Sylvia

♬ Paris – 斌杨Remix

O vídeo do Dr. Raj Karan foi uma reação ao caso de uma norte-americana que depois de conviver por 10 anos com um risco escuro na unha do polegar, foi diagnosticada com esse melanoma popularmente chamado de câncer de unha.

O médico Raj Karan ressaltou que, embora esse tipo de melanoma seja bastante raro – acometendo apenas cerca de 1% de todos os casos no mundo –, é importante procurar um médico para investigar manchas e alterações que aparecerem nas unhas.

Ele completou dizendo que manchas amarelas sugerem uma infecção fúngica e unhas rachadas podem indicar deficiências nutricionais.

Câncer de unha

O melanoma de unha é um tipo de câncer raro e representa apenas 1 a 3% de todos os melanomas. Ele pode ser notado pela presença de uma mancha vertical escura que tende a aumentar de tamanho ao longo do tempo.

Pouco se sabe sobre os fatores de risco desse tipo de câncer, mas acredita-se que esteja diretamente relacionado com fatores genéticos.

O diagnóstico costuma demorar a ser descoberto porque esse tipo de câncer é confundido com hematomas ou infecções fúngicas. Isso acaba implicando em tratamento tardio e complicações.

O tratamento clássico é a retirada da unha e do tecido afetado por meio de cirurgia funcional. Porém, em casos mais avançados, pode ser necessária a amputação do dedo e o tratamento com radio e quimioterapia.

Compartilhe:

Tags: #Doença
?>