Sinais nos seus lábios podem indicar estas 3 doenças graves
Os lábios podem revelar o avanço de algumas condições de saúde que merecem sua atenção; entenda
Os lábios são parte fundamental do nosso dia a dia: são eles que nos ajudam a nos comunicar e a nos alimentar, além de ressaltarem a nossa aparência. No entanto, poucos dão atenção quando os lábios tentam alertar sobre condições médicas.
À medida que os meses secos se aproximam, problemas recorrentes como lábios rachados podem voltar a surgir. Porém, o que muitos desconhecem é que além deste desconforto comum, os lábios também podem sinalizar a existência de problemas de saúde mais sérios.
Sinais de alerta nos lábios
Ao The Sun, o Dr. Bernard J Hennessy, dentista do Texas, nos Estados Unidos, explica que ao longo da vida, os lábios sofrem uma série de mudanças que podem ser indicativo de alterações na saúde. Embora muitas dessas mudanças sejam inofensivas, outras podem sinalizar problemas médicos.
- 9 sinais de demência precoce para ficar atento em você e em seus familiares
- 7 sinais de câncer de mama diferentes de caroço nos seios
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
- Doença cardíaca pode se manifestar pela manhã; saiba como
Abaixo, conheça quatro condições que podem ser percebidas por meio de sinais que surgem nos lábios.
1. Sintomas de HIV detectados nos lábios
Uma das condições que podem ser percebida nos lábios é o HIV (vírus da imunodeficiência humana), que ataca o sistema imunológico do corpo.
Úlceras persistentes nos lábios podem ser indicativo dessa doença. As lesões orais são encontradas na boca de 70 a 90% das pessoas que vivem com HIV, devido à baixa de imunidade, segundo especialistas.
Além disso, pessoas com HIV também podem ter outros sinais na boca, como infecções fúngicas, doença gengival necrosante e uma condição chamada sarcoma de kaposi.
2. Pneumonia e a ligação com lábios rachados
Embora seja normal que os lábios fiquem ressecados de tempos em tempos, em alguns casos, especialmente em crianças, isso pode ser sinal de pneumonia.
Os lábios rachados podem estar indicando evacuação, um sintoma comum da doença em estágio avançado.
A pneumonia é uma infecção que causa inflamação nos pulmões e geralmente se desenvolve após uma outra doença, como a gripe ou outro vírus.
Os sintomas da pneumonia geralmente começam com febre, tosse, problemas respiratórios e falta de apetite.
3. Câncer de lábio
Uma machucado que não cicatriza no lábio pode ser um sinal de câncer de lábio, um tipo de câncer bucal.
A maioria dos cânceres de lábio são carcinomas de células escamosas, que são fáceis de tratar se detectados com antecedência. Além disso, o câncer ocorre na pele dos lábios, geralmente no lábio inferior.
As causas de câncer no lábio inclui a exposição excessiva ao sol e o tabagismo. O tratamento costuma envolver cirurgia para remover o câncer.