Sinal nos olhos pode indicar condição silenciosa
Em casos avançados, essa condição pode causar danos aos vasos da retina
A pressão alta pode levar a consequências mortais, causando doenças cardíacas ou derrames. Embora seja uma condição silenciosa, em alguns casos, é possível observar um sinal nos olhos.
Acontece que a hipertensão danifica os vasos sanguíneos nos olhos, o que pode causar olhos vermelhos, levar a sangramento, visão turva ou até mesmo perda de visão em casos muito avançados.
Pacientes com diabetes e pressão alta correm maior risco da doença, conhecida como retinopatia hipertensiva.
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
Mas vale dizer que, na maioria das vezes, o paciente com retinopatia hipertensiva não costuma apresentar sintomas até que a doença esteja muito avançada.
O mesmo acontece com a pressão alta que também não costuma apresentar sintomas. Para saber se ela está elevada, é preciso usar o aparelho medidor.
Fatores de risco para hipertensão
Os fatores de risco para hipertensão incluem dieta rica em sal, obesidade, uso de tabaco, álcool, histórico familiar e estresse.
O maior risco de retinopatia hipertensiva arteriosclerótica é a duração da pressão arterial elevada.
A pressão arterial alta ocorre quando a força do sangue nas artérias é maior do que o normal. Qualquer valor acima de 140 por 90 mmHg (popularmente fala-se 14×9) é preocupante, pois, a longo prazo, pode levar complicações.
De acordo com o Ministério da Saúde, a condição é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.