Sinal precoce de demência pode aparecer antes da perda de memória

Falta de conhecimento sobre sintomas mais sutis pode levar a um diagnóstico tardio

A perda de memória costuma ser o primeiro problema que vem à cabeça quando pensamos em demência. Mas há outros sinais que podem aparecer antes.

Problemas com a fala é um exemplo. Esquecer uma palavra aqui e ali pode ser algo comum do envelhecimento, no entanto, se isso se tornar um padrão, vale consultar um médico neurologista.

Este sinal de demência pode aparecer antes da perda de memória
Créditos: FG Trade/istock
Este sinal de demência pode aparecer antes da perda de memória

Em entrevista ao Huffpost, o médico Arif Dalvi explicou que a dificuldade com a linguagem, incluindo dificuldade em encontrar palavras, construção incorreta de frases ou dificuldade de autoexpressão, podem se manifestar bem antes da perda de memória.

Ele também alertou sobre problemas com o senso de espaço e direção. “Habilidades visuais ou espaciais também podem ser afetadas precocemente”, disse.

“Uma forma comum que isso apresenta é a dificuldade de se guiar em uma rota anteriormente familiar ou a necessidade de usar o GPS para uma rota que era conhecida anteriormente.”

Outros sinais de alerta de demência

Existem outros sinais menos conhecidos de demência que não devem ser ignorados. Estes incluem:

  •  repetição das mesmas perguntas ou palavras;
  • dificuldades para realizar tarefas simples do cotidiano, tarefas que a pessoa desenvolveu até então com discernimento, como fazer compras, preencher cheques, controlar troco quando efetua pagamentos;
  • ocorrência de mudanças inexplicáveis de humor, irritabilidade frequente, estado de ânimo depressivo ou ansioso;
  • desorientação dentro do próprio ambiente doméstico e facilidade para perder-se em lugares conhecidos e de andanças comuns, como visitar amigos ou parentes, ir à igreja ou ao trabalho;
  • tendência ao isolamento, a evitar reuniões, grupos.