Sinal que geralmente é notado pela manhã pode indicar doença cardíaca
Este sinal que aparece pela manhã pode ter ligação com o aumento natural do hormônio do estresse, o cortisol
Acordar com o coração acelerado por ser em consequência de uma arritmia. Essa anormalidade no ritmo cardíaco é comum pela manhã, logo após acordar, e pode indicar alguma doença cardíaca.
Isso ocorre porque, durante as primeiras horas do dia, o corpo passa por mudanças fisiológicas que podem desencadear alterações no ritmo cardíaco, especialmente em pessoas predispostas a problemas cardíacos.
Por que as arritmias ocorrem pela manhã?
Ao despertar, o corpo libera hormônios como adrenalina e noradrenalina para “acordar” os órgãos. Isso aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial, o que pode desestabilizar o ritmo cardíaco.
- A causa frequentemente ignorada para seu inchaço abdominal
- Athletic Bilbao x Barcelona: Aproveite a odd 6.50 para Raphinha marcar
- Entenda como padrões irregulares de sono aumentam seu risco e AVC
- O hábito de escovar os dentes pode te salvar desta doença grave, diz Harvard
Além disso, a pressão arterial tende a ser mais baixa durante o sono e aumenta pela manhã. Essa variação pode sobrecarregar o coração e desencadear arritmias.
A arritmia pode causar:
- Palpitações (uma sensação de batida ou vibração no peito)
- Tontura
- Sensação de desmaio
- Falta de ar
- Desconforto no peito
- Cansaço
Quando procurar ajuda médica?
Se as arritmias forem frequentes, acompanhadas de outros sintomas como tontura, dor no peito ou desmaios, é importante consultar um cardiologista. O diagnóstico pode incluir exames como eletrocardiograma (ECG), monitoramento com holter e ecocardiograma.
O que pode causar arritmia?
Uma variedade de fatores pode causar arritmia. Doenças cardíacas, tais como doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca ou cardiomiopatia, estão entre as principais causas.
Além disso, fatores de estilo de vida desempenham um papel significativo. Por exemplo, o tabagismo, consumo excessivo de álcool e uso de drogas ilícitas podem desencadear arritmias.
Da mesma forma, o consumo excessivo de cafeína e o estresse emocional podem contribuir para o surgimento dessas irregularidades cardíacas.
Ademais, condições médicas como hipertensão arterial, diabetes e distúrbios da tireoide também podem ser responsáveis por desencadear o problema.