Síndrome comum pode explicar sua dificuldade de perder peso
Embora apresente sintomas, a condição é muitas vezes subdiagnosticada
A síndrome do ovário policístico, ou SOP, frequentemente permanece sem diagnóstico por anos. E, muitas vezes, é ela a responsável por sua dificuldade em perder peso.
A condição comum é ligada a desequilíbrios hormonais que afetam o funcionamento dos ovários e pode causar uma variedade de sintomas.
O que exatamente é a síndrome dos ovários policísticos?
A SOP, como o próprio nome diz, é uma síndrome, não uma doença, o que significa que é uma coleção de sintomas específicos que podem variar significativamente de um indivíduo para outro.
- Saiba quais são os 6 maiores teatros do Brasil
- Molécula ligada a depressão em idosos é identificada por cientistas
- Ichkabal: um novo motivo deslumbrante para visitar a Riviera Maya, no México
- Entenda como usar meditação no combate a pressão alta
Esta síndrome é caracterizada por problemas com a produção hormonal, particularmente uma superprodução de testosterona, cortisol e insulina, e uma subprodução de estrogênio e serotonina.
Como é o diagnóstico?
Não há um único teste definitivo que os médicos possam usar para determinar se uma mulher tem SOP. Assim, o diagnóstico da SOP é um diagnóstico de exclusão. De acordo com a Associação Médica Brasileira, a suspeita se fundamenta em achados eminentemente clínicos:
- Irregularidade menstrual;
- Algum sinal clínico ou laboratorial de desequilíbrio de hormônios masculinos, como acne, ou aumento dos níveis séricos de testosterona total, livre ou de androstenediona;
- Exclusão de outras causas de anovulação ou hiperandrogenismo.
Sintomas da SOP
Os sintomas comuns incluem acne facial, crescimento excessivo de pelos, ganho de peso, anovulação ou ciclos irregulares.
Algumas mulheres com SOP terão dificuldades com seu peso e excesso de gordura abdominal, no entanto, há uma grande porcentagem de mulheres com SOP que têm corpos menores e não têm problemas com seu peso.
Alguns sintomas podem ser mais vagos, como dores de cabeça, alterações de humor, problemas de sono e depressão. Fadiga e cansaço também são comuns.
Gerenciar o peso pode ser desafiador com SOP
A condição afeta os níveis hormonais e pode levar à resistência à insulina, dificultando o controle do peso.
Além disso, os desequilíbrios hormonais associados à SOP podem aumentar o apetite e a tendência ao acúmulo de gordura abdominal. Isso torna a perda de peso mais difícil e aumenta o risco de outras complicações de saúde, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.
Como é o tratamento para SOP?
O tratamento da SOP pode variar de mulher para mulher, mas uma combinação de medicamentos e modificações no estilo de vida, como mudanças na dieta e exercícios, pode ajudar a aliviar a gravidade dos sintomas.
Além disso, o tratamento também visa melhorar a fertilidade e reduzir o risco de complicações a longo prazo, como diabetes e doenças cardíacas.
De toda forma, um médico deve ser consultado para avaliação, diagnóstico e tratamento efetivos.