Síndrome de Alice no País das Maravilhas: entenda o distúrbio que distorce a percepção humana
Os sintomas da síndrome são semelhantes aos acontecimentos bizarros do clássico livro infantil de mesmo nome
A garotinha Alice, do conto infantil Alice no País das Maravilhas, vivencia coisas incríveis. Ela segue um coelho branco até sua toca e termina em um mundo subterrâneo de maravilhas. Alice domina aventuras, às vezes reduzindo o seu próprio tamanho e às vezes tornando-se gigante.
Em 1865, o autor britânico Lewis Carroll escreveu a famosa história – possivelmente influenciado por seus próprios sentimentos. Mas foi só 90 anos depois que o psiquiatra John Todd cunhou o termo “síndrome de Alice no País das Maravilhas” (SAPM).
Essa síndrome descreve um distúrbio perceptivo no qual as pessoas afetadas percebem a si mesmas ou ao ambiente de maneira distorcida, geralmente maiores ou menores do que realmente são.
- Cientistas acreditam ter descoberto o gatilho da enxaqueca
- Diabetes pode afetar seu ombro e causar sintomas; entenda como isso ocorre
- Entenda por que o risco de trombose aumenta após trauma ou cirurgia
- Descoberta alternativa natural para tratar síndrome do ovário policístico
Embora possa ser assustadora, essa síndrome é geralmente temporária, de acordo com a Cleveland Clinic.
Sinais e sintomas da Síndrome de Alice no País das Maravilhas
Além de alterações na percepção visual, também podem ocorrer perturbações na orientação espacial e temporal.
Por exemplo, o tempo parece passar rápido ou se arrastar lentamente. Também podem ocorrer alucinações acústicas, nas quais as pessoas afetadas pensam que ouvem vozes ou música.
Às vezes, a sensação tátil é alterada de modo que, por exemplo, o chão sob seus pés fica subitamente macio. Até a percepção da temperatura pode ser perturbada, por exemplo, quando um alimento quente é percebido como frio na boca.
Existem, portanto, certos perigos associados à Síndrome de Alice no País das Maravilhas. Por exemplo, queimar-se se tiver uma percepção errada da temperatura ou cair se tiver um distúrbio de orientação ou tátil.
Os distúrbios de percepção também podem desencadear medo e pânico.
Principais causas da Síndrome de Alice no País das Maravilhas
Embora as causas exatas não sejam totalmente compreendidas, alguns fatores que podem desencadear a síndrome incluem:
- Enxaquecas: síndrome é frequentemente associada a enxaquecas, especialmente em crianças. As distorções visuais podem ocorrer antes ou durante uma crise de enxaqueca.
- Epilepsia: convulsões que afetam o lobo temporal do cérebro podem causar distorções sensoriais semelhantes às da SAPM
- Infecções virais: alguns casos de SAPM foram relatados após infecções virais, como o vírus Epstein-Barr, que pode afetar o sistema nervoso.
- Uso de drogas ou medicamentos, assim como substâncias alucinógenas, podem causar episódios de distorção sensorial parecidos com os da síndrome.
- Estresse extremo: situações de estresse intenso ou fadiga podem desencadear sintomas, especialmente em pessoas predispostas a enxaquecas.
Como diagnosticar e tratar a Síndrome de Alice no País das Maravilhas
O diagnóstico é baseado nos sintomas relatados pelo paciente, uma vez que não há exames específicos para a SAPM.
Um neurologista pode solicitar exames, como ressonância magnética ou eletroencefalograma (EEG), para descartar outras condições neurológicas.
Embora não haja uma cura definitiva para a SAPM, o tratamento geralmente foca em controlar os fatores desencadeantes, como enxaquecas ou estresse.
Em alguns casos, medicamentos para enxaqueca ou anticonvulsivantes podem ser prescritos.