Síndrome do intestino irritável é mais comum do que você imagina
O diagnóstico da SII é de exclusão – ou seja, depois que os médicos descartam outras de condições com sintomas parecidos
A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é um termo usado para classificar um conjunto de sintomas que afeta o estômago e os intestinos, também chamados de trato gastrointestinal. Ela é bastante comum, embora muitos ainda não tenham a condição diagnosticada.
A SII causa inúmeros sintomas, que podem incluir a alternância entre períodos de diarreia com constipação, dor abdominal, cólicas, inchaço abdominal após as refeições, muco nas fezes e mudanças na frequência da evacuação.
Além disso, a pessoa também pode ficar com a sensação de evacuação incompleta após ir ao banheiro.
O diagnóstico é feito depois de descartadas outras condições intestinais. O médico se baseia na história clínica, já que não há nenhum exame específico que aponte para a síndrome.
Causa da síndrome do intestino irritável
A causa não é completamente conhecida. De acordo com a Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia, acredita-se que haja uma hipersensibilidade visceral, responsável pelos sintomas, que podem ser agravados pela ingestão de certos alimentos.
Também há indícios de que os sintomas podem ter relação com as emoções. A maioria das pessoas com SII apresenta um agravamento do quadro durante períodos de maior estresse e ansiedade.
Além disso, outros fatores comuns que parecem desempenhar um papel incluem infecção gastrointestinal grave, contrações musculares irregulares e alterações na microbiota intestinal.
Há cura para a síndrome do intestino irritável?
Não há cura, mas é possível fazer um controle dos sintomas seguindo o tratamento, com antiespasmódicos, que previnem ou interrompem a contração involuntária dos músculos do intestino.
Além disso, muitos pacientes são orientados a restringir certos alimentos e bebidas. Estudos recentes demonstram que uma dieta rica em alimentos altamente fermentáveis, conhecidos como FODMAPs pioram o quadro da SII. O alho, a cebola, feijão, maçã, leite, doces e adoçantes artificiais são exemplos.
Tratam-se de carboidratos de cadeia curta que não são completamente digeridos ou absorvidos e, consequentemente, são fermentados no intestino.
A síndrome do intestino irritável pode causar câncer?
Muitas pessoas acreditam que a SII está associada ao câncer ou pode causar doença inflamatória intestinal. No entanto, na realidade, a SII não não provoca nenhum tipo de lesão no intestino e não evolui para câncer colorretal ou outras patologias mais graves.