Síndrome rara obriga menino a parafusar a mandíbula todos os dias

Dispositivo colocado nessa região do rosto visa corrigir malformação óssea

Um menino de 10 anos, de Illinois, nos Estados Unidos, precisa parafusar a mandíbula todas as manhãs para conseguir falar e se alimentar. Brycen Wright foi diagnosticado com síndrome de Goldenhar ao nascer, uma condição que impediu o desenvolvimento dessa parte do corpo.

A solução encontrada pelos médicos foi instalar um dispositivo – chamado distrator de mandíbula – que é indicado para correção de assimetrias faciais causadas por alteração do crescimento ósseo. A finalidade do aparelho é provocar o alongamento ósseo de um dos lados não desenvolvido.

Síndrome rara obriga menino a parafusar a mandíbula todos os dias
Créditos: reprodução/SWs
Síndrome rara obriga menino a parafusar a mandíbula todos os dias

Síndrome de Goldenhar

A síndrome de Goldenhar afeta principalmente as orelhas, olhos e coluna em um ou ambos os lados do rosto e pode ser identificada no nascimento. Algumas pessoas apresentam apenas alguns sinais, como uma orelha subdesenvolvida, como a de Brycen.

Assimetria facial e anormalidades na coluna vertebral também são outros dois sinais.

A síndrome de Goldenhar também pode afetar o coração, pulmões, rins e sistema nervoso central.

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos EUA, a condição está associada a problemas que ocorrem quando o feto está se formando dentro do útero da mãe, em estruturas conhecidas como primeiro e segundo arco braquial. Essas estruturas se desenvolverão para formar o pescoço e a cabeça.

A causa ainda é desconhecida. A síndrome de Goldenhar faz parte de um grupo de condições conhecidas como microssomia craniofacial.

Dispositivo chamado distrator de mandíbula faz a correção óssea
Créditos: reprodução/Royal Chilndren's Hospitla
Dispositivo chamado distrator de mandíbula faz a correção óssea