Entenda por que este sintoma pouco conhecido pode sinalizar depressão

Sintoma afeta cerca de 75% dos jovens e adultos diagnosticados com depressão

Por André Nicolau em parceria com João Gabriel Braga (Médico - CRMGO 28223)
17/01/2025 11:00 / Atualizado em 20/01/2025 16:11

sintoma afeta cerca de 75% dos jovens e adultos diagnosticados com depressão – @ NewAfrica/Depositphotos
sintoma afeta cerca de 75% dos jovens e adultos diagnosticados com depressão – @ NewAfrica/Depositphotos - Olga Yastremska, New Africa, Afr

Quando pensamos em depressão, é natural imaginar alguém com um olhar melancólico ou uma postura abatida. Contudo, essa visão é apenas a ponta do iceberg. Há sintomas menos conhecidos que também carregam um impacto devastador, e um deles é a anedonia.

A anedonia, palavra de origem grega que significa “sem prazer”, representa a perda da capacidade de sentir alegria nas coisas que antes faziam o coração vibrar. Curiosamente, esse sintoma afeta cerca de 75% dos jovens e adultos diagnosticados com depressão, mas muitas vezes passa despercebido, como uma sombra silenciosa.

Sintoma pouco conhecido da depressão: O que é anedonia?

Imagine acordar um dia e perceber que as músicas que costumavam tocar sua alma agora são apenas sons vazios. Ou que os encontros com amigos, antes cheios de risadas e conexões, se tornaram meras formalidades. Essa é a essência da anedonia: a redução ou ausência de prazer em atividades que antes eram fonte de alegria.

Embora frequentemente associada à depressão, a anedonia não é exclusiva desse transtorno. Ela também pode surgir em condições como ansiedade e esquizofrenia, o que reforça a necessidade de atenção e diagnóstico preciso.

O impacto invisível

Para quem vive com anedonia, o mundo perde as cores. Não se trata apenas de não querer fazer algo, mas de sentir que nada vale o esforço. Para alguns, isso significa evitar atividades específicas; para outros, é um peso que paralisa completamente, tornando até mesmo o ato de viver um desafio.

Esse sintoma pode aparecer mesmo na ausência de tristeza, e é por isso que especialistas podem diagnosticar depressão com base em sua presença por pelo menos duas semanas consecutivas.

Por que o tratamento é tão desafiador?

Apesar de ser um sintoma tão significativo, a anedonia nem sempre recebe a atenção que merece. Grande parte das abordagens terapêuticas ainda foca nos aspectos mais evidentes da depressão, deixando esse “ladrão de prazer” sem o combate adequado.

Além disso, a própria natureza da anedonia dificulta a adesão aos tratamentos. Como buscar ajuda ou se engajar em uma terapia quando a motivação para qualquer coisa parece ter desaparecido?

Uma luz no horizonte

Embora o caminho para tratar a anedonia seja complexo, não é impossível. Pesquisas estão avançando para entender melhor como devolver o prazer e a motivação às pessoas que enfrentam esse sintoma.

Se você se identifica com essa descrição ou conhece alguém que pode estar vivendo com anedonia, saiba que há esperança. Procurar ajuda profissional é o primeiro passo para reencontrar as cores da vida.

Outras dicas de Saúde na Catraca Livre 

A má alimentação tem causado sérios impactos na saúde da população mundial. Além de contribuir para o ganho de peso e o aumento da taxa de obesidade, muitos dos alimentos de consumo diário, que a princípio parecem saudáveis, na verdade não são. Por isso, confira 5 opções da sua dieta que são ultraprocessados e talvez você não saiba