Últimas notícias:
Loading...

Sintoma pouco conhecido pode indicar depressão, alertam especialistas

Sintoma pouco conhecido da depressão, a anedonia não está associada apenas à perda da alegria, mas à falta de motivação para atividades

Sintoma pouco conhecido da depressão, a anedonia não está associada apenas à perda da alegria, mas também à redução da motivação para realizar atividades – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Sintoma pouco conhecido da depressão, a anedonia não está associada apenas à perda da alegria, mas também à redução da motivação para realizar atividades – iStock/Getty Images

Considerada a principal causa de incapacidade dos dias atuais, a depressão atinge mais de 300 milhões pessoas, de todas as idades, em todo o mundo. Geralmente associada à imagem de tristeza ou desânimo, a doença, no entanto, pode ser caracterizada por uma condição chamada anedonia.

Anedonia corresponde ao que especialistas chamam de perda do prazer por coisas que você costumava gostar. O termo, que vem do grego e significa “sem prazer”, é uma sensação bastante comum enfrentada por cerca de 75% dos adultos e jovens diagnosticados com depressão, de acordo com números recentes.

Embora geralmente associada à depressão, é importante ressaltar que a anedonia também pode ser um sintoma de outros distúrbios, como esquizofrenia e ansiedade. Portanto, é uma condição que precisa ser observada com cuidado para um diagnóstico e tratamento adequado.

Sintomas da anedonia

A anedonia não está associada apenas à perda da alegria, mas também à redução da motivação para realizar atividades. Em alguns casos pode significar uma diminuição na vontade de fazer tarefas específicas, como ir para a escola ou encontrar amigos.  A condição, no entanto, pode chegar a pontos mais críticos, ao ponto de a pessoa não querer fazer absolutamente nada, nem mesmo viver.

Segundo especialistas, é possível diagnosticar uma pessoa com depressão se ela sofrer de anedonia consistentemente por pelo menos duas semanas, mesmo que não se sinta triste ou desanimada. Isso mostra que a anedonia é um sintoma relevante e deve ser monitorado como tal.


Atenção: o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail e chat, 24 horas todos os dias. A ligação para o CVV ocorre por meio do número 188, a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular. Também é possível acessar www.cvv.org.br para chat.