Sintoma silencioso de câncer na tireoide e outros sinais para se atentar

O câncer de tireoide tem sintomas silenciosos, sendo difícil detectar nos estágios iniciais. Porém, um fator específico pode indicar a doença

Sintoma silencioso de câncer na tireoide
Créditos: iStock/magicmine
Sintoma silencioso de câncer na tireoide

O câncer de tireoide é a neoplasia maligna mais comum de cabeça e pescoço e atinge três vezes mais mulheres que homens.

Pode ser difícil detectar o câncer de tireoide nos estágios iniciais, pois a doença não manisfesta muitos sintomas. Mas existe um sinal que pode ser observado.

Muitos de nós subestimamos a ida frequente ao banheiro, acreditando ser apenas um efeito colateral de beber muito líquido. No entanto, esse gesto cotidiano pode ser um indicador da doença grave.

O papel da tireoide no corpo humano e o surgimento do câncer

A tireoide é uma glândula localizada no pescoço e é responsável pela regulação de diversos processos metabólicos no corpo humano.

Quando os dois hormônios que ela produz – a tiroxina (T4) e a triiodotironina (T3) – acabam em excesso ou em falta, podem causar várias complicações à saúde.

O câncer de tireoide ocorre quando as células da tireoide começam a mudar, crescer descontroladamente e formar um tumor. Existem vários tipos de câncer de tireoide, sendo os mais comuns o carcinoma papilífero e o carcinoma folicular.

Sintoma silencioso do câncer na tireoide

A tireoide hiperativa, uma condição comum no câncer de tireoide, pode acelerar todos os sistemas corporais, incluindo a digestão. O estado de hiperatividade faz com que a pessoa precise ir ao banheiro com mais frequência.

Uma das principais razões para a necessidade frequente de ir ao banheiro é o aumento do hormônio calcitonina. A calcitonina tem a função de controlar a quantidade de cálcio que circula no sangue.

Ir ao banheiro com mais frequência pode ser sinal de câncer
Créditos: iStock/Rattankun Thongbun
Ir ao banheiro com mais frequência pode ser sinal de câncer

Ela faz isso ao inibir a reabsorção de cálcio dos ossos, reduzir a absorção de cálcio pelo intestino e aumentar sua excreção pelos rins.

Os pacientes com câncer de tireoide costumam ter um aumento na calcitonina, o que os leva a eliminar mais cálcio através da urina, resultando em idas frequentes ao banheiro.

Outros sinais de alerta para o câncer de tireoide

Além das idas frequentes ao banheiro, existem outros sinais a serem observados:

  • Nódulo, caroço ou inchaço no pescoço
  • Inchaço no pescoço
  • Dor na parte anterior do pescoço, que às vezes pode irradiar para os ouvidos
  • Rouquidão ou outras alterações na voz que não desaparecem
  • Dificuldade para engolir
  • Problemas respiratórios
  • Tosse constante
  • Perda de peso inexplicada

Embora esses sintomas não sejam exclusivos do câncer de tireoide, vale a pena procurar aconselhamento médico se forem persistentes.

Fatores de risco da doença

Pessoas com histórico familiar da doença, que possuem uma dieta pobre em iodo e que já fizeram tratamentos com radiação para a cabeça, pescoço ou tórax, correm mais risco de ter câncer de tireoide, conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Além disso, estudos mostram que obesidade e profissionais expostos à radiação também podem aumentar o risco de desenvolvimento da neoplasia.

Ter um fator de risco não significa que você terá a doença. Além disso, existem diferentes tipo de câncer de tireoide.

Como funciona o diagnóstico?

Frequentemente, o câncer de tireoide pode acabar sendo diagnosticado antes de apresentar sintomas durante um exame médico de rotina.

Quando um nódulo é detectado, o paciente é encaminhado para um especialista que irá solicitar uma série de exames para confirmar o diagnóstico.

Existe cura para o câncer de tireoide?

Com o diagnóstico precoce, a doença tem taxa de cura de até 95%. O tratamento mais comum é a cirurgia para retirada parcial ou total da glândula.

Tratamentos complementares como quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia também podem ser aplicados. A terapia hormonal geralmente é necessária pelo resto da vida do paciente depois que a glândula tireoide é removida cirurgicamente.

A prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais para um tratamento bem-sucedido do câncer de tireoide. Portanto, é crucial estar ciente dos fatores de risco e dos sintomas desse tipo de câncer para buscar aconselhamento médico adequado quando necessário.