Sintomas da covid mudaram mais uma vez; veja os mais comuns agora
Projeto que monitora a doença desde o início da pandemia observou novas manifestações nos infectados pelo vírus
Com o aumento de casos de covid no Hemisfério Norte, os pesquisadores estão observando que os principais sintomas da doença mudaram mais uma vez. A explicação para isso se deve à circulação de variantes distintas e à cobertura vacinal.
O aplicativo ZOE Covid Study, que monitora a doença desde o início da pandemia, divulgou uma lista atualizada dos cinco sintomas mais comuns no momento.
O estudo foi realizado com a colaboração de pesquisadores do Massachusetts General Hospital, da Harvard TH Chan School of Public Health , do King’s College London e da Stanford University School of Medicine.
A lista é baseada apenas nos relatórios dos participantes do estudo e não leva em consideração informações demográficas ou qual variante causou a infecção.
Os participantes do estudo relataram sintomas semelhantes se não foram vacinados, parcialmente vacinados ou totalmente vacinados.
Quatro dos cinco sintomas mais relatados foram encontrados em todos os três grupos, com dor de garganta, coriza, tosse persistente e dor de cabeça no ranking dos cinco primeiros – embora a ordem desses sintomas varie de acordo com o status da vacinação.
Os indivíduos infectados que tomaram apenas uma dose da vacina disseram que, além dos sintomas já citados, tiveram espirros.
Os pesquisadores observaram também que os participantes vacinados relataram menos sintomas em um período mais curto, o que sugere que eles ficavam menos doentes e se recuperaram mais rapidamente.
Sintomas entre os totalmente vacinados
Entre os participantes do estudo totalmente vacinados, os cinco principais sintomas registrados foram:
1. Dor de garganta
2. Coriza
3. Nariz bloqueado
4. Tosse persistente
5. Dor de cabeça
Sintomas entre os parcialmente vacinados
Para indivíduos que tomaram apenas uma dose da vacina, os cinco principais sintomas foram:
1. Dor de cabeça
2. Coriza
3. Dor de garganta
4. Espirros
5. Tosse persistente
Sintomas dos não vacinados
Entre os indivíduos não vacinados, os cinco principais sintomas foram:
1. Dor de cabeça
2. Dor de garganta
3. Coriza
4. Febre
5. Tosse persistente