Sintomas de depressão podem esconder outra condição; saiba qual
Para diferenciar os dois quadros, um especialista destaca que é fundamental procurar ajuda médica; entenda
Cansaço excessivo, falta de disposição, dificuldade de concentração e palidez: estes são sintomas que podem indicar tanto depressão quanto anemia, duas condições de saúde distintas mas que, em razão dos sinais parecidos, podem ser confundidas.

Segundo dados do último mapeamento sobre depressão realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 5,8% da população brasileira sofre de depressão – mais de 11 milhões de pessoas. Já com relação a anemia, a OMS revela que 30% da população global é anêmica.
De acordo com o Dr. Carlos Alberto Reyes Medina, diretor médico da Carnot Laboratórios, é fundamental diferenciar cada quadro para garantir o tratamento adequado.
- Inscrições abertas para curso gratuito de tecnologia para jovens de grupos sub-representados
- Itaú Unibanco abre vagas em programa de formação para PcD’s
- ‘A inclusão começa na matrícula’: o que escolas e professores precisam saber sobre o autismo
- Usar Ozempic pode não ser tão fácil em breve; entenda nova proposta da Anvisa
Anemia X Depressão
Segundo o especialistas, ambas as condições podem impactar significativamente a qualidade de vida, mas suas causas e tratamentos são distintos.
“A anemia ocorre quando há uma redução na quantidade de glóbulos vermelhos ou hemoglobina no sangue, o que compromete a oxigenação dos tecidos e leva à fadiga e fraqueza. Já a depressão é um transtorno mental que afeta o humor, o comportamento e a cognição, podendo gerar desânimo persistente, perda de interesse e alteração no sono e apetite”, explica o especialista.
Entre os principais sintomas da anemia, estão fadiga extrema e fraqueza, palidez, falta de ar, tontura, mãos e pés frios, queda de cabelo e unhas quebradiças.
Por outro lado, os sintomas de depressão ainda incluem tristeza constante, falta de motivação, dificuldade de concentração, alterações no sono e apetite, sensação de culpa ou inutilidade e pensamentos negativos recorrentes.
Como identificar a verdadeira causa do seu cansaço?
Para diferenciar os dois quadros, o médico destaca que é fundamental procurar ajuda médica. “Exames laboratoriais, como o hemograma completo, são essenciais para identificar a anemia e suas causas. Já a depressão é diagnosticada por meio de avaliação clínica com psicólogos e psiquiatras”, elucida.
Segundo ele, a confusão entre os sintomas pode atrasar o tratamento adequado; por isso, os exames laboratoriais desempenham um papel fundamental para um diagnóstico preciso.
“Se alguém próximo apresenta sintomas persistentes, é recomendado procurar ajuda profissional e realizar exames necessários para um diagnóstico correto”, finaliza Dr. Carlos.
A Catraca Livre possui diversos artigos sobre anemia por falta de ferro, clique aqui para saber como repor esse nutriente de uma vez por todas.