Quais os sintomas mais comuns observados no surto de hepatite?
Mais de 20 países já registraram casos da doença em crianças
Os casos de hepatite aguda de origem desconhecida em crianças só aumentam em todo o mundo nos últimos meses. O surto provocou a morte de pelo menos uma criança e 17 transplantes de fígado, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Embora a causa ainda não tenha sido determinada, a hipótese mais forte é que a doença esteja sendo causada por um tipo de adenovírus que provoca uma série de condições, incluindo o resfriado comum, pneumonia , diarreia e conjuntivite.
Mas, afinal, quais os sintomas apresentados?
Um sintoma clássico da hepatite é a icterícia, ou amarelamento da pele ou do branco dos olhos, que foi observado em muitas das crianças afetadas, de acordo com a OMS.
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- Sabia que existem tipos diferentes de depressão? Conheça os sintomas e tratamentos mais comuns
- Estudo revela o que está envolvido na manifestação do autismo em crianças
- Saiba como a falta de vitamina A pode atrapalhar sua rotina
Muitas também apresentaram sintomas gastrointestinais, incluindo dor abdominal, diarreia e vômitos. A maioria dos casos não teve febre, segundo a agência de saúde da ONU.
Outros sintomas da hepatite podem incluir fadiga, perda de apetite, urina escura, fezes de cor clara e dor nas articulações. Esses sintomas, no entanto, não foram muito relatados.
Surto se espalha
O Reino Unido foi o primeiro país a identificar a doença em crianças. Depois, os casos foram se espalhado e já foram confirmados em mais de 20 países. Os casos ocorreram principalmente em crianças menores de 10 anos.
O que chama atenção é que hepatite grave, como os do surto atual, são incomuns em crianças. Além disso, os vírus típicos da hepatite não foram detectados em nenhum desses casos, o que torna a origem misteriosa.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que o adenovírus do tipo 41 foi detectado em pelo menos 74 casos.
Embora esse adenovírus já tenha sido associado à hepatite em crianças com sistema imunológico enfraquecido, ele “não é conhecido por ser uma causa de hepatite em crianças saudáveis”, de acordo com o alerta do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).