Estes 5 sintomas de SOP são os mais ignorados; veja como tratar
Veja os sintomas mais negligenciados da síndrome dos ovários policísticos (SOP) e como lidar com todos eles
A síndrome dos ovários policísticos, ou SOP, é uma condição hormonal comum em mulheres, caracterizada por ovários policísticos e irregularidades menstruais.
A SOP também pode ser uma das principais causas de infertilidade e, se não tratada, pode levar a complicações de saúde ao longo da vida.
Quais são as possíveis causas da SOP?
Embora a causa exata da SOP ainda seja desconhecida, o desequilíbrio hormonal é um fator significativo. A condição é marcada por níveis elevados de andrógenos (hormônios sexuais masculinos), que desequilibram os hormônios reprodutivos femininos.
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
Além disso, a SOP pode ter origem genética, e estar relacionada a altos níveis de insulina e excesso de peso.
Alguns sintomas da síndrome tendem a ser negligenciados ou até mesmo confundidos com outras condições de saúde.
Quais sintomas da SOP acabam sendo ignorados?
- Excesso de pelos no corpo: além do crescimento de pelos faciais, a SOP pode causar pelos grossos e escuros em áreas como mamilos, peito, costas e coxas devido à produção excessiva de andrógenos.
- Afinamento do cabelo: enquanto há crescimento excessivo de pelos em algumas partes do corpo, a SOP pode levar ao afinamento e queda de cabelo na cabeça.
- Desejos por açúcar: mulheres com SOP frequentemente apresentam resistência à insulina, o que pode levar a desejos por alimentos açucarados e aumento do risco de diabetes tipo 2.
- Apneia do sono: a condição pode aumentar o risco de apneia do sono, um distúrbio que causa interrupções na respiração durante o sono.
- Manchas escuras e secas na pele: a SOP pode causar manchas escuras e secas na pele, que geralmente aparecem nas axilas, pescoço e virilha.
Como lidar com esses sintomas?
Para cada sintoma da SOP, existem diferentes abordagens de tratamento:
- Excesso de pelos no corpo: o controle de peso pode ajudar a regular os hormônios, e tratamentos, como cremes tópicos ou anticoncepcionais prescritos por um médico, podem ser eficazes.
- Afinamento do cabelo: produtos de venda livre, como xampus especializados e multivitamínicos, podem ser úteis. Em casos persistentes, medicamentos prescritos por um médico podem ser necessários.
- Desejos por açúcar: manter uma dieta equilibrada e evitar açúcar pode ajudar. Consulte um médico para um acompanhamento adequado.
- Apneia do sono: mudanças no estilo de vida, como perda de peso e redução do consumo de álcool, junto com o uso de uma máquina CPAP, podem melhorar a condição.
- Manchas escuras e secas na pele: consultar um médico para identificar e tratar a causa raiz é essencial, e um dermatologista pode sugerir tratamentos específicos para a pele.
Esses sintomas, muitas vezes negligenciados, merecem atenção adequada para garantir um manejo eficaz da SOP e melhorar a qualidade de vida das mulheres afetadas. Consulte seu médico para orientações específicas.