Sobe para 81 número de mortos pelo coronavírus na China

Vírus se espalha em ritmo alarmante e obriga a adoção de medidas extremas para controlar epidemia

27/01/2020 07:45 / Atualizado em 29/01/2020 19:03

Subiu para 81 o número de mortes decorrentes do novo tipo de coronavírus na China. O total de pessoas afetadas ultrapassou 2,700. De acordo com a Comissão Nacional de Saúde, foram registrados casos da infecção em praticamente todo o país.

O governo chinês anunciou que o período de feriado prolongado do Ano-Novo Lunar será estendido por mais três dias, até 2 de fevereiro.

Quais os sintomas e tudo o que se sabe até agora sobre o coronavírus

Ainda segundo as autoridades chinesas, escolas, universidades e creches vão adiar o início das aulas após o feriado.

Autoridades pedem que chineses evitam multidões
Autoridades pedem que chineses evitam multidões - Spondylolithesis/istock

Pequim também está tomando outras medidas para restringir a movimentação de pessoas. A partir desta segunda-feira (27), agências de turismo não farão viagens em excursão com destino ao exterior. Serviços de transporte de ônibus de longa distância foram suspensos em diversos locais.

As autoridades de saúde chinesas afirmam que a nova variante do coronavírus sofreu mutações, tornando-se mais contagiosa.

Além da China, já foram identificados casos nos Estados Unidos, Japão, Tailândia, Taiwan e Coreia do Sul. No Brasil, um caso suspeito em Belo Horizonte (MG) foi descartado.

Cidades isoladas

Na semana passada as autoridades chinesas isolaram três cidades do país em um esforço para controlar a propagação de coronavírus.

Depois de Wuhan, considerada localidade de origem do vírus, os municípios vizinhos de Huanggang –-com 7,5 milhões de habitantes– e Ezhou –com 1 milhão de moradores-– foram isolados e os trens tiveram a circulação interrompida, de acordo com a BBC.

O governo também pediu para que os moradores de Wuhan não deixem a cidade se não houver uma razão específica, usem máscaras e evitam multidões.

O que são os coronavírus

Os coronavírus fazem parte de uma família viral e causam uma variedade de doenças em animais e humanos, desde gastroenterites até infecções respiratórias potencialmente letais.

Infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum
Infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum - Dr_Microbe/istock

O tipo de vírus que vem se espalhando na China, nomeado temporariamente “2019-nCoV”. não havia sido  identificado anteriormente em seres humanos.

A principal suspeita é que esse novo vírus se originou em um mercado de frutos do mar em Wuhan. O local  está fechado desde o início do ano.

A OMS ( Organização Mundial da Saúde), que investiga o surto, informou que os sinais clínicos relatados pelas pessoas infectadas são parecidos com os de um resfriado, com febre, dificuldade em respirar e lesões nos pulmões.