Sorrir faz com que você pareça mais velho, aponta estudo
Na hora de tirar uma foto ou de cumprimentar as pessoas, a maioria de nós usa bota aquele sorriso no rosto.
Ainda que isso dê todo um ar de simpatia, fique sabendo que também te faz parecer 2 anos mais velho. É o que aponta estudo realizado pelas universidades de Ben-Gurion, de Israel, e Western, do Canadá, concluído em maio.
Durante a pesquisa, pessoas avaliaram imagens de outros sorrindo, com expressões neutras e cara de surpresas. Depois tiveram que classificar a idade dessas.
- Conheça o melhor destino para mergulhar ver as profundezas do oceano
- Brasil volta a ter voos para a Venezuela a partir de março
- UTFPR abre 2,1 mil vagas em 107 cursos de graduação gratuitos
- Primeira vez do bebê na praia? 5 pontos de atenção que os pais devem ter
Os participantes classificaram os sorridentes como sendo os mais velhos, seguidos dos que apresentavam uma expressão neutra e, por fim, os que simulavam surpresa.
A surpresa dos pesquisadores e dos participantes foi que estes acreditavam ter apontado os sorridentes como mais moços. O estudo foi pensado para avaliar se há diferença entre o que acreditamos e nossa percepção.
“Ironicamente, descobrimos que a mesma pessoa que acredita que sorrir faz você parecer mais jovem pode julgar rostos sorridentes como mais velhos do que os neutros”, afirma Melvyn Goodale, diretor do Brain na Mind Institute (Instituto do Cérebro e Mente) da Western University.
Para o professor Tzvi Ganel – chefe do Laboratório de Percepção e Ação Visual do Departamento de Psicologia da Universidade Bem-Gurion – as pessoas percebem o rosto de forma holística, ou seja, não se atentam a parte da face, mas sim ao conjunto.
Ganel explica ainda que quando vemos uma pessoa pela primeira vez, buscamos identificar sua idade e geralmente chegamos perto (com margem de erro de seis anos a mais ou a menos).
Acontece que um sorriso verdadeiro causa rugas ao redor dos olhos e isso poderia aumentar até 2 anos na percepção da idade. Tzvi apontou que em fotos de pessoas sorrindo que receberam retoques digitais para retirar as rugas, essa ideia de mais idade desapareceu.
O sorriso impactou mais na percepção de aumento de idade para imagens de pessoas entre 20 e 30 anos, já em pessoas mais velhas não foi tão relevante.
“No caso do sorriso, acho os que os aspectos positivos pesam mais do que o preço que se paga em termos de idade. Mesmo que sejam percebidas como mais velhas, as pessoas são consideradas mais atraentes quando sorriem”, conclui Ganel.
Veja matéria completa na Folha.