SP já tem data para iniciar novo ciclo de vacinação contra covid-19
Estado deve contar com duas vacinas de produção 100% nacional no ano que vem
Nem todo mundo recebeu a primeira dose da vacina contra covid-19 em São Paulo ainda, mas o estado já tem data programada para dar início a um novo ciclo de vacinação contra a doença. O secretário da Saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, adiantou nesta segunda-feira, 19, que em 17 de janeiro do próximo ano começa uma nova campanha.
A data escolhida é exatamente um ano após a primeira pessoa ser vacinada no estado, a enfermeira Monica Calazans.
De acordo com Gorinchteyn, não vai se tratar de uma dose de reforço, mas sim uma atualização da vacina. “Isto é uma necessidade que nós temos de estar sempre, anualmente, fazendo uma proteção. Nós chamamos de reforço vacinal quando eu uso uma terceira ou quarta dose. Nós estamos seguindo a prerrogativa das das vacinas pra vírus respiratórios como da gripe, que anualmente recebem uma imunização”, explicou.
- Campeonato de Cubo Mágico, teatrinho e música marcam as férias do Golden Square
- Viajar em janeiro: confira 3 destinos baratos e surpreendentes
- Patinação com tema havaiano promete agitar o domingo no Atrium Shopping
- 5 cursos da FGV para fazer de graça e online na área de tecnologia
Ainda segundo o secretário, esse novo ciclo vai acontecer em São Paulo independente da decisão do Ministério da Saúde e o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).
“Nós entendemos que nessa articulação junto com o próprio Ministério da Saúde e o Conass, também terão esse entendimento, para que possamos expandir essa nova fase da vacinação não apenas para São Paulo”, disse.
A expectativa do governo estadual é que a velocidade da vacinação no ano que vem seja maior do que a da campanha deste ano porque, segundo Gorinchtetn, o Instituto Butantan estará, em 2022, com produção 100% nacional das vacinas coronavac e butanvac, que está atualmente em fase de testes.