SP lança site para pré-cadastro da vacinação contra covid-19
Nesta primeira fase, profissionais da saúde e indígenas serão vacinados; veja o cronograma dos grupos prioritários
O Governo do Estado de São Paulo lançou no domingo, 17, o site para pré-cadastro de vacinação contra a covid-19. O objetivo da ferramenta é coletar antecipadamente os dados das pessoas que serão imunizadas, afim de agilizar o atendimento nos locais de imunização e evitar aglomerações.
Nesta primeira fase, os grupos prioritários são formados por profissionais de saúde e indígenas. Quem se encaixa nesses perfis, deve se cadastrar neste link para receber a vacina.
A plataforma Vacinaja.sp.gov.br irá coletar informações cadastrais, tais como dados pessoais e telefone e e-mail de contato. Segundo o governo estadual, quem não conseguir fazer o pré-cadastro não precisa se preocupar, pois a vacinação também será feita sem ele.
- Veja os destinos onde a vacina contra febre amarela é obrigatória
- Mudança na vacina contra a poliomielite chama atenção; entenda
- Vacina da mpox é aprovada para adolescentes; veja o que diz a OMS
- Como a vacinação contra o HPV pode reduzir casos de câncer no Brasil
Pontapé inicial
São Paulo iniciou a vacinação contra a covid-19 no domingo, 17, aplicando uma dose da CoronaVac na enfermeira Monica Calazans, que trabalha na UTI no Instituto Emílio Ribas. A vacinação foi em carácter simbólico, logo após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o uso emergencial da vacina CoronaVac (Instituto Butantan e Sinovac) e da vacina de Oxford (AstraZeneca/Fiocruz).
Na manhã desta-segunda-feira, a vacina CoronaVac já começou a ser aplicada nos profissionais de saúde do Hospital das Clínicas, na capital paulista. Outros cinco hospitais de referência do estado também já começam a aplicar as doses em seus profissionais. São eles: HCs de Ribeirão Preto (USP), HC da Campinas (Unicamp), HC de Botucatu (Unesp), HC de Marília (Famema) e Hospital de Base de São José do Rio Preto (Funfarme).
Etapas de vacinação
O cronograma de vacinação no estado estabelece cinco etapas de vacinação. Na primeira fase, a previsão é que 9 milhões de pessoas sejam imunizadas, com a aplicação de 18 milhões de doses.
Até o dia 28 de março, a estimativa do governo estadual é que quase 20% dos 46 milhões de habitantes do estado estejam imunizados com as doses da CoronaVac.
Veja abaixo o cronograma:
Trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas: 25 de janeiro – primeira dose / 15 de fevereiro – segunda dose
Idosos acima dos 75 anos: 8 de fevereiro – primeira dose / 1º de março – segunda dose
Idosos de 70 a 74 anos: 15 de fevereiro – primeira dose / 8 de março – segunda dose
Idosos de 65 anos a 69 anos: 22 de fevereiro – primeira dose / 15 de março – segunda dose
Idosos de 60 a 64 anos: 1º março – primeira dose/ 22 de março – segunda dose