SP registra o segundo caso de coronavírus no Brasil
O segundo caso confirmado de coronavírus no Brasil é de um homem de 32 anos que esteve em Milão, na Itália, uma das regiões mais atingidas pela Covid-19.
A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e o Ministério da Saúde confirmaram mais um caso confirmado do novo coronavírus. O paciente é um homem de 32 anos que esteve em Milão (Itália) e chegou ao Brasil na quinta-feira, 27, acompanhado da mulher.
De acordo com o Ministério da Saúde, o paciente utilizou máscara durante todo voo. Quando chegou, relatou estar com febre, tosse, dor de garganta, dor muscular e dor de cabeça e foi atendido pelo Hospital Albert Einstein, na zona sul da capital paulista, onde fez exames.
A infecção foi confirmada neste sábado, 29 e, de acordo com a pasta, o paciente está bem, em casa, isolado e teve contato apenas com sua esposa, que está assintomática.
- Este é o melhor nutriente para o cérebro, segundo Harvard
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
- Estes 7 itens são proibidos de usar no micro-ondas! Conheça alguns cuidados essenciais na cozinha
O Ministério da Saúde informou ainda que, até o momento, monitora 182 casos suspeitos. Já foram descartados 71 casos.
Segundo a Agência Brasil, as secretarias estadual e municipal de saúde de São Paulo e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) procuram as pessoas que possam ter tido contato com o paciente durante o voo ou em outros locais.
Coronavírus no mundo
A OMS (Organização Mundial da Saúde) confirmou até este sábado 85.403 casos em 54 países. Foram registrados 2.924 óbitos, representando uma letalidade global de 3,4%.
A China tem 93% (75.394) dos casos confirmados e 97% (2.838) do total de mortes no mundo, representando uma letalidade de 3,6%.
Também neste sábado, Austrália, Estados Unidos e Tailândia confirmaram primeiras mortes pela Covid-19. Já a Armênia e San Marino registraram primeiros casos.
Sintomas do novo coronavírus
Os sintomas do novo coronavírus são semelhantes a de um resfriado ou a de qualquer outra virose respiratória e incluem tosse, dificuldade para respirar, dor de garganta, acompanhada de febre. Pessoas infectadas com o novo coronavírus tendem a apresentar quadros mais graves, podendo evoluir para insuficiência respiratória aguda, que é quando o paciente precisa de ajuda de ventilação mecânica.
Como se prevenir
A Covid-19 é uma causada pelo novo coronavírus de transmissão respiratória entre pessoas, ou seja, ao tossir ou espirrar, uma pessoa infectada expele gotículas com o vírus. Essas gotículas podem contaminar superfícies e objetos. Outras pessoas podem se infectar ao tocar nesses locais contaminados, levando suas mãos aos olhos, nariz e boca.
Além da higiene frequente das mãos com água e sabão, é recomendável não compartilhar objetos pessoais, como talheres, canudos e toalhas, e também evitar tocar nas mucosas de olhos, nariz e boca, já que essas áreas têm contato direto com a corrente sanguínea e são mais sensíveis à presença de agentes de contaminação.