Spray protege máscara do coronavírus por até 3 dias
Produto forma uma capa protetora ativa que neutraliza o coronavírus por contato
Pesquisadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) criaram um spray capaz de inativar o coronavírus e proteger a máscara por até 3 dias. Isso elimina a necessidade de ter de trocá-la com frequência e lavá-la a cada uso.
O produto que é composto por sais de cobre e polímeros biodegradáveis é capaz de formar uma capa protetora ativa e de ação prolongada que destrói o vírus assim que ele entrar em contato com a superfície recoberta.
Segundo os pesquisadores, a invenção batizada de SprayCov foi capaz de eliminar o coronavírus em apenas um minuto e manter 99,99% de eficácia nas 48 horas seguintes.
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
- 8 cursos gratuitos sobre sustentabilidade e ESG
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
“Nossa fórmula não é um agente sanitizante como o álcool 70 ou o hipoclorito de sódio que usamos na limpeza, esse é um processo para tornar a máscara capaz de inativar o vírus”, explica Marisa Masumi Beppu, professora titular da Faculdade de Engenharia Química e fundadora do Laboratório de Engenharia e Química de Produtos (LEQUIP).
Outra vantagem da fórmula está no preço dos insumos. O custo de recobrimento de máscaras com o SprayCov foi calculado pelos pesquisadores em pouco menos de R$ 0,02 por máscara.
Com os resultados promissores, a Agência de Inovação Inova Unicamp pretender ofertar a tecnologia a empresas com potencial para licenciar a tecnologia e levá-la ao mercado. “Recentemente, tivemos a abordagem de empresas têxteis e também do setor público”, contou Marisa.