Subir escadas ajuda a reduzir risco de doenças cardíacas

Subir escadas reduz risco de cânceres e doenças cardíacas, segundo estudo norte-americano

Subir escadas reduz risco de cânceres e doenças cardíacas, segundo estudo norte-americano – iStock/Getty Imags
Créditos: iStock/megaflopp
Subir escadas reduz risco de cânceres e doenças cardíacas, segundo estudo norte-americano – iStock/Getty Imags

Estudo recente divulgado pela Universidade de Tulane, de Nova Orleans, nos EUA, indica: subir escadas diariamente está associado à redução significativa no risco de doenças cardiovasculares.

Isso porque, para os pesquisadores, essa atividade pode ser especialmente útil para indivíduos que têm dificuldade em cumprir as recomendações de atividade física.

Que tal começar a subir escada?

Primeiramente, os participantes responderam sobre o número de escadas que eles sobem em um dia e o risco com base em fatores genéticos e histórico familiar também acabaram calculados. Publicado na revista Atherosclerosis, o experimento analisou dados de 450 mil britânicos, acompanhados por cerca de 12 anos e meio.

Os resultados levaram os estudiosos a constatar que pessoas que pararam de subir escadas todos os dias viram seu risco de doença cardiovascular aterosclerótica aumentar em um terço.

Por isso, o ato de subir escadas pode ser uma maneira simples e eficaz de melhorar a saúde do coração, além de reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Escadas e a prevenção de doenças cardíacas

Evidências mostram que, subir mais de cinco lances de escada por dia, pode reduzir em um quinto o risco de desenvolver doenças cardíacas fatais. “Subir escadas é uma maneira rápida e eficiente de melhorar a aptidão cardiorrespiratória e o perfil lipídico”, disse o Dr. Lu Qi, principal autor do estudo.

Ao destacar a importância dessa atividade no dia a dia, Dr. Qi observou que subir escadas é ainda mais benéfico para aqueles que não conseguem atingir os níveis recomendados de atividade física.

“Esses achados ressaltam as possíveis vantagens de subir escadas como medida preventiva primária para doenças cardiovasculares ateroscleróticas na população geral”, afirmou.

As doenças cardíacas representam um sério problema de saúde em todo o mundo, aumentando o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).