Substâncias e alimentos que podem causar dor de cabeça
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 90% das pessoas sofrem constantemente ou já sofreram de cefaleia, a chamada dor de cabeça, em algum momento de suas vidas. Entre as causas, está o estresse, as preocupações, a falta de sono e também a alimentação.
Seguir uma dieta balanceada e saudável certamente deve ajudar a acabar com essas dores diárias. Por isso, o site Minha Vida selecionou uma lista de substâncias e alimentos que podem desencadear dor de cabeça.
Confira alguns desses alimentos:
- Síndrome do intestino irritável: as causas e sintomas mais comuns
- Entenda quando a dor de cabeça é sinal de pressão alta
- Esta bebida, se consumida todos os dias, pode causar gordura no fígado
- O tipo de café que pode causar câncer se consumido em altas doses, de acordo com estudos
Aminas: as aminas estão presentes em alimentos como cerveja, queijos maturados, alimentos embutidos, molho à base de soja, repolho e chocolate. “Estas substâncias podem alterar o calibre dos vasos sanguíneos do cérebro, favorecendo, assim, a dor de cabeça”, explica a nutricionista Joana Lucyk.
Cafeína: café, refrigerante, chá preto ou energético são ricos em cafeína. A dor de cabeça desencadeada por esta substância pode acontecer em duas situações: se combinada a alimentação com medicamentos que possuem cafeína em sua composição ou pela própria abstinência de cafeína. “As pessoas acostumadas a consumir uma determinada quantidade de café ou bebidas que contenham cafeína podem sofrer os efeitos da redução”, aponta Joana.
Bebidas alcoólicas: bebidas como o vinho e a cerveja possuem substâncias chamadas histamina e tiramina, que desencadeiam a piora do quadro de dor de cabeça.