Suco com um único ingrediente combate pressão alta e colesterol
A ingestão da bebida melhorou a pressão arterial e o nível sérico de LDL-C em pessoas com risco doenças cardiovasculares
A pressão alta e o colesterol são frequentemente chamados de assassinos silenciosos, pois não apresentam sinais de alerta precoce. De acordo com um estudo recente, beber um certo tipo de suco pode ajudar a baixar a pressão arterial e o colesterol alto.
O benefício foi publicado no Journal of Food Science and Nutrition após uma pesquisa que envolveu 500 pessoas residentes no Japão. Por um ano, os participantes beberam suco de tomate regularmente.
Geralmente, receitas de suco de tomate levam sal, mas a bebida utilizada no estudo não incluía o ingrediente.
- Descubra o poder da romã para a saúde do coração
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
- Chá preto: saiba como reduzir o colesterol ruim no organismo naturalmente
- Estudo aponta exercícios de isometria para controlar a pressão alta
Os participantes foram rastreados para marcadores de risco cardiovascular, como pressão arterial, perfil lipídico sérico e tolerância à glicose, antes e depois do estudo.
Ao fim do período de uma no, concluiu-se que a pressão arterial de todos os 94 participantes com pré-hipertensão ou hipertensão não tratada caiu significativamente.
Além disso, o nível sérico de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL-C) em 125 participantes com dislipidemia – uma doença que se caracteriza por anomalias nos níveis de lipídios no sangue – não tratada diminuiu significativamente.
De acordo com os pesquisadores, esses efeitos benéficos não foram diferentes entre os sexos e entre as diferentes faixas etárias. Nenhuma diferença significativa no estilo de vida foi encontrada antes e depois do estudo.
Qual a explicação?
Os autores do estudo explicaram que o tomate contém uma variedade de compostos bioativos, como carotenoides, vitamina A, cálcio e ácido gama-aminobutírico, que podem desempenhar um papel na manutenção da saúde física e psicológica, incluindo a prevenção de doenças cardiovasculares.
Ainda segundo eles, mecanismo subjacente a esse efeito pode ser uma melhora no perfil lipídico sérico.
Outros estudos já apontavam para os benefícios do suco de tomate contra o colesterol ruim por conta dos chamados licopeno e caroteno. Esses dois nutrientes possuem propriedades antioxidantes, que contribuem para combater ativamente o excesso de radicais livres no organismo, reduzindo a oxidação das células de gordura e ajudando a controlar o colesterol.