Surto de salmonela deixa mais de 70 pessoas doentes
Agência de saúde emitiu um alerta de segurança alimentar para certos produtos de cebola em cubos
Autoridades de saúde nos Estados Unidos estão investigando um surto de salmonela ligada à cebola contaminada.
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), ao todo, 73 pessoas ficaram doentes. Pelo menos 15 pessoas foram hospitalizadas, mas não houve nenhuma morte.
No entanto, a agência federal alertou que o número de indivíduos infectados é provavelmente muito maior do que o relatado, uma vez que algumas pessoas recuperam sem fazer o teste para salmonela.
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
O CDC ainda está investigando as infecções juntamente com outras autoridades reguladoras e de saúde pública.
A suspeita é que a origem da infecção seja cebolas em cubos embaladas pela marca Gills Onions, vendidas em mercados. Os produtos foram recolhidos.
Infecção por salmonela e os sintomas
A salmonela é uma bactéria que pode causar infecções alimentares em seres humanos e em animais.
Ela é comumente associada a alimentos contaminados, como carnes mal cozidas, ovos, leite não pasteurizado e produtos derivados, frutas e vegetais contaminados, assim como água não tratada.
Os sintomas da infecção por salmonela podem variar de leves a graves e geralmente se desenvolvem de 6 horas a 6 dias após a exposição à bactéria. Os sintomas comuns incluem:
- Diarreia, que pode ser aquosa ou sanguinolenta
- Dor abdominal e cólicas
- Febre
- Náuseas e vômitos
Em casos mais graves, a infecção por salmonela pode levar a complicações, especialmente em crianças pequenas, idosos e pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos.
As complicações podem incluir desidratação grave devido à diarreia persistente, disseminação da infecção para a corrente sanguínea (bacteremia), resultando em infecções secundárias potencialmente fatais, como septicemia e endocardite.
O tratamento geralmente envolve a reposição de líquidos e eletrólitos perdidos devido à diarreia e prevenção de complicações.
Em alguns casos graves, pode ser necessária a administração de antibióticos, embora o uso de antibióticos nem sempre seja necessário para a infecção por salmonela.